Abertura dos Jogos

Abertura dos "Jogos Internos 2019" desfila Cultura, Arte e História nas diferentes décadas do Brasil

DIAREN vence desfile com a apresentação das décadas de 80 a 90

Publicada em 28/05/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Hudson Silva

Com uma volta ao passado, o Campus Natal-Central do IFRN sediou um desfile épico que trouxe à tona as maravilhas da Arte, Cultura e História, nas mais diferentes épocas do Brasil. O ginásio do CNAT foi palco, na última segunda-feira, 27/05, do desfile da abertura dos Jogos Internos 2019.

A abertura, que contou com a presença do diretor do Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo Filho, dos cinco diretores acadêmicos e do Coordenador de Desporto do CNAT, Renier Cavalcanti Dantas, teve como tema “Século XX: Arte, Cultura e História”, com a participação direta de 60 alunos e indireta de cerca de 120 estudantes de quatro diretorias acadêmicas do Campus Natal-Central.

O desfile temático foi dividido cronologicamente em décadas, que foram sorteadas para cada diretoria acadêmica participante. Dessa maneira, a abertura ocorreu em sequência temporal, da seguinte forma: ”DIATINF (Décadas de 20 a 30), DIACON (Décadas de 40 A 50), DIACIN (Décadas de 60 a 70) e DIAREN (Década de 80 a 90).

De acordo com Coordenador de Desporto, Renier Cavalcanti Dantas, os jogos entram em campo muito antes do que se imagina, ainda na fase de concepção deles: “Os jogos começam 2 meses antes. Temos a fase de inscrições, para os jogos em si, com as reuniões para os representantes de cada diretoria, escolhida por eles. Tivemos 3 alunos, de cada diretoria, como representantes. Eles são responsáveis por discutir e escolher o tema, os critérios, o tempo de apresentação e a quantidade de alunos participando. Usamos o princípio democrático, então, depois da discussão vem sempre a votação para definir”.

Através das votações, que ocorreram nas oito reuniões, com a participação CODESP, os alunos elegeram o tema e começaram a produção de suas apresentações, de acordo com a temática sorteada para sua diretoria. A produção envolveu pesquisa nas áreas de Artes, História e Geografia assim como conhecimentos técnicos de sonoplastia, figurino e também aprendizados para construção de efeitos especiais, para os quais foram necessários conceitos de Física, Química, Matemática, entre outras disciplinas. “É um trabalho interdisciplinar, eles fazem dentro da diretoria deles pesquisas junto com os professores das áreas técnicas e também das outras disciplinas como História, Artes e Geografia, por exemplo. É interessante enfatizar que eles usam materiais recicláveis e arrecadam recursos por conta própria para viabilizar o desfile da abertura”, lembrou o coordenador da CODESP.

As apresentações contaram com critérios de avaliações previamente definidos pelos organizadores como: “Brasil e Mundo”, “Minoria”, “Enredo”, “Sonoplastia”, ”Figurino e Maquiagem”, “Desenvolvimento: Harmonia e Sincronia”. As temáticas para avaliação poderiam pontuar entre 0 a 100 pontos, de acordo com o julgamento de cada um dos sete membros do júri, e havia também punição para as equipes que ultrapassassem o tempo previsto para cada desfile.

Na comissão julgadora, estavam presentes a professora de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Natal, Letícia Ferreira de Oliveira; a professora de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Margarida Dias; a professora da Diretoria de Ciências (DIAC), Andrezza Maria do Nascimento; o diretor do Campus Natal-Zona Leste do IFRN, Alexsandro Paulino de Oliveira; o servidor técnico administrativo do Campus Natal-Cidade Alta, Shilton Roque dos Santos; a professora de Artes do Campus Parnamirim do IFRN, Rebeka Seixas; e o professor de Artes Cênicas do Campus Natal-Zona Norte, Fábio Alexandre Araújo.

A abertura teve como vencedora a Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN), com a apresentação das décadas de 80 a 90. Na visão do coordenador da CODESP, Renier Dantas, é importante parabenizar e reconhecer o empenho dos alunos que foram diretamente responsáveis pela realização da abertura, cuja edição encantou a todos os presentes: “Mesmo com todas as dificuldades e indecisões há apenas 20 dias da data prevista, conseguimos. Por isso, o balanço que faço é a positividade de nossos alunos. Queria ressaltar o esforço dos estudantes e de todas as pessoas que se envolveram, inclusive servidores. E uma coisa importante: se não fosse pelos alunos, não teríamos feito”.

No evento, houve também a apresentação dos "Líderes de Torcida do Clube CNAT" e do grupo "Folia de Rua".

extensao
pesquisa