Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio Ideia Inova

“EnergyNow” concorre ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova

Alunos propõem um sistema de monitoramento de energia elétrica

Publicada em 20/02/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Rodolfo Maia

Já pensou em medir e acompanhar o consumo de energia elétrica de sua casa ou empresa? Saber quanto sua geladeira, ar-condicionado e televisor gastam por dia? Preocupados com a crise no setor energético, os alunos do 6º período do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, Wallyson Romeiro, 22, Thiago Dantas, 26, e Carlos Enrique Oliveira, 33, e o discente do 1º ano de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Hiury Oliveira, 19, estão desenvolvendo o “EnergyNow”, um sistema de monitoramento de energia elétrica, sob orientação do professor Ivanilson França.

Para isso, os alunos usarão um ‘hardware’ que coleta informações a partir de sensores instalados nos disjuntores, enviando-as para o servidor remoto, notificando o tempo de uso de cada aparelho e o gasto de energia, tanto em kWh (Quilowatt-hora), quanto no valor financeiro. Esses dados serão armazenados em banco de dados online e transformados em gráficos, disponíveis para o cliente. “Podemos saber, também, qual será o consumo de um aparelho em ‘Stand by’ e de um carregador de celular na tomada sem estar carregando, por exemplo”, afirma Wallyson.

Segundo Hiury, “a proposta é buscar uma forma de economizar energia, gerenciar gastos e monitorar setores, seja de uma casa, empresa, escola, ou qualquer instituição, de uma forma simples e viável economicamente, facilitando a vida das pessoas”. O projeto está sendo desenvolvido para que o usuário acesse as informações de onde estiver, recebendo um alerta no celular quando seu gasto passar do limite estipulado, com base nas Bandeiras Tarifárias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com Tiago Dantas, a ideia surgiu nas aulas práticas. “Já trabalhamos na área de redes de computadores, e, desde que entramos no IFRN, tivemos contato com projetos envolvendo ‘arduino’, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única com um microcontrolador. Mas foi na disciplina de empreendedorismo, desenvolvendo projetos, que surgiu o EnergyNow, e, agora, submetemos ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova”, finalizou.