MOVIMENTO ESTUDANTIL

“Araruna” e “Ponta de lança” disputam eleições do Grêmio Estudantil dia 30

As chapas se enfrentam num debate na próxima terça-feira (29) às 18h no auditório

Publicada em 24/05/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Gabriel Teixeira

Após um mês do fechamento da última gestão do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, duas chapas se mobilizam em campanha para atrair a atenção dos estudantes do Campus Natal-Central do IFRN. “Araruna” e “Ponta de lança” vão disputar as eleições da gestão 2018/2019 no próximo dia 30 de maio.

A campanha começou ontem (23), com cartazes nos pilares do bloco B, divulgação nas “rosquinhas” e na Rádio Corredor, e prossegue até terça-feira (29), mesmo dia do debate entre as chapas, marcado para começar às 18h, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão.

Segundo Rômulo Luiz, presidente da Comissão Eleitoral, a votação acontecerá quarta-feira, dia 30, das 7h às 18h, no pátio das “rosquinhas”. Poderão votar os estudantes com matrícula ativa nos cursos técnicos integrados e subsequentes.

O Edital que rege o processo eleitoral determina que cada diretoria da entidade estudantil, tanto a executiva quanto a plena, terá de ser constituída por, no mínimo, 50% de mulheres. Cada chapa concorrente é composta por 18 membros. Coincidência ou não, o fato é que ambas as chapas são encabeçadas por alunas.

Candidata à presidência da chapa 1, Sofia Falcão, de Edificações, disse que a escolha do nome Araruna se deve a uma ave, presente no Nordeste, que se tornou símbolo de resistência, além de constituir o nome de um grupo de danças antigas e semidesaparecidas que surgiu no bairro das Rocas, na década de 50. “É consenso de todos que construíram a chapa 1 que, muitas vezes, a cultura local não é valorizada. Então, nossa proposta é trazer essa visibilidade para dentro do Campus, não somente através de eventos, mas também de uma discussão política, despertando para essa identificação cultural”, explica.

Alessandro da Silva, de Informática para Internet, que compõe a diretoria de formação e assistência estudantil da mesma chapa, acrescenta que o ponto principal é “ dar assistência ao aluno do IFRN em todo tipo de opressão, seja ele machismo ou homofobia. A gente quer criar um ambiente que seja bom para os alunos, além de promover a cultura nordestina”.

Por sua vez, Maria Antônia Cunha de Queiroz, de Controle Ambiental, que preside a chapa 2, afirma que “Ponta de lança” remete a uma música do MC Rincon Sapiência, cujas canções “travam debates sobre a conjuntura nacional, o racismo, a luta de classes e outros temas interessantes que se encaixam bem com nossa linha política”, justificou a estudante.

De acordo com Maria Antônia, a maior preocupação da chapa 2 é retirar o grêmio da invisibilidade e manter um diálogo constante com os estudantes. “Quando a gente pergunta sobre a visão que o aluno tem do grêmio, ele não sabe responder, porque não houve um trabalho de base, de formação política, junto aos estudantes". Pensando nisso, a chapa 2 traçou uma plataforma de gestão baseada em três eixos: política, esporte e arte e cultura, áreas que, para ela, estavam em desfalque no Campus. Além disso, “Ponta de lança” pretende reativar e fortalecer os coletivos criados no Campus, como o de Esportes, o de Mulheres (MIGA) e o de LGBT (Geni Croquette). “Achamos que os coletivos conseguem ter um diálogo mais direto com o aluno do que o próprio grêmio”, defendeu.

CRONOGRAMA:

23 a 29/05 – Campanha

29/05 às 18h – Debate Eleitoral no auditório

30/05, das 7h às 18h - Votação

SERVIÇO:

Composição das Chapas Concorrentes

Edital de convocação das eleições

Facebook do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão