20 anos de bons frutos: as raízes que unem FUNCERN ao IFRN viram arte

Campus Natal-Central ganhará instalação artística em forma de árvore

Publicada em 16/03/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Brígida Fonseca

Nesta sexta-feira, 16/03, os idealizadores da obra de arte, criada em homenagem aos 20 anos da Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN), entregaram ao diretor geral do Campus Natal-Central (CNAT), professor Arnóbio de Araújo Filho, o protótipo da instalação artística que será construída neste ano, no CNAT.  "Essa obra é um agradecimento permanente da FUNCERN ao IFRN, que nos acolheu desde o primeiro ano. A instalação será nas "Rosquinhas", espaço plural de relações e educação entre os alunos. Agradeço ao professor Arnóbio que acreditou  nessa minha loucura e enfatizo que hoje essa obra é plural, é nossa, de todos nós", disse o coordenador de Comunicação Social da FUNCERN, Teotônio Roque, idealizador da obra.

O professor Arnóbio de Araújo Filho, diretor do Campus Natal-Central, que desde o início acatou a ideia e abraçou a iniciativa,  enfatizou a simbologia dessa relação entre as instituições: "A obra será erguida do tamanho de uma árvore real e remete à relação que dá vida e permanece através dos anos". Assim, com o envolvimento da comunidade interna, a instalação de arte ganhou uma dimensão coletiva, inclusive no processo de criação, e passou a contar com a participação ativa também de alunos e professores, caso do estudante Maxwell Pablo, do curso de Mecânica do IFRN, e da professora Celina Leal, da Diretoria Acadêmica de Indústria (DIACIN).  Segundo a docente, "Essa obra reflete muito a questão de um cuidar do outro, de se unir e se ajudar".

União que foi pensada também pelo aluno Maxwell, no processo de criação do protótipo da obra: "Aqui a gente utilizou vários materiais e pensou o peso de cada galho e o equilíbrio entre as partes da árvore. Uma forma de mostrar que as matérias, no decorrer dos anos, vão se complementando, pois uma coisa nunca está sozinha."

Dessa maneira, o Campus Natal-Central ganhará novos contornos, galhos e raízes de diferentes materiais que se entrelaçam e se unem como o IFRN à FUNCERN há exatos 20 anos.

pesquisa