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Conselho de Classe

(Aprovado pela Resolução nº. 17/2011-CONSUP/IFRN, de 01/07/2011, p.12-14)

Art. 35. Competências:
O Conselho de Classe, constituído por Campus, por Diretoria Acadêmica, é organizado através de sessão referente a cada Curso Técnico de Nível Médio Integrado, constituindo-se como órgão de assessoramento ao Diretor Acadêmico em assuntos de natureza didático-pedagógica.

Art. 37. Composição e Mandato:
O Conselho de Classe é presidido pelo Diretor Acadêmico e funciona por meio de sessões correspondentes aos cursos, por modalidade, com a seguinte composição, para cada sessão:
I. um membro da equipe técnico-pedagógica da Diretoria Acadêmica, como Coordenador da sessão;
II. o Coordenador do Curso;
III. um professor de cada disciplina ofertada no período letivo;
IV. dois representantes discentes de cada turma, sendo um titular e um suplente; e V. dois representantes dos pais dos discentes de cada turma, sendo um titular e um suplente, somente para os cursos técnicos de nível médio integrado regular.

§1º. Os professores representantes de cada disciplina referidos no inciso III serão escolhidos por seus pares e poderão se alternar nas reuniões do período letivo.
§2º. Os representantes referidos no inciso IV serão eleitos por seus pares e têm mandato de um (1) ano, com direito a uma recondução consecutiva, e perderão o mandato se:
I. concluírem o curso ou tiverem sua matrícula cancelada, inclusive por evasão ou jubilamento;
II. sofrerem suspensão, por força de processo disciplinar;
III. tiverem matrícula trancada;
IV. faltarem, sem justificativa, a duas (2) reuniões consecutivas ou a quatro (4)
reuniões alternadas durante o mandato.
§3º. Os representantes referidos no inciso V serão escolhidos por seus pares em eleições convocadas pelo Diretor Acadêmico, com mandato de um (1) ano, com direito a uma recondução consecutiva, e perderão o mandato se faltarem, sem justificativa, a duas (2) reuniões consecutivas ou a quatro (4) reuniões alternadas durante o mandato.

Art. 39. Metodologia das sessões do Conselho de Classe:
I. análise do rendimento acadêmico dos estudantes no bimestre por turma e por disciplina;
II. apresentação, pelos professores de cada turma, das dificuldades de aprendizagem
dos alunos, das causas dessas dificuldades e das alternativas de solução;
III. apresentação, pelos alunos, das dificuldades de aprendizagem em cada série e por
disciplina, das causas e das alternativas de solução.
IV. discussão das alternativas de solução apresentadas pelos alunos e pelos professores; e V. encaminhamentos de propostas.


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