Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Biblioteca Central / páginas / Dicas e Sugestões

Dicas e Sugestões

Dicas e sug 2
 
 
Está página é dedicada à dicas e sugestões que visam dar subsídios à estudantes e pesquisadores com relação à ferramentas de auxílio à pesquisa disponíveis on-line, sites de conteúdo confiável, informações sobre regras da ABNT relacionadas à trabalhos acadêmicos, entre outras. 
  

 

VOCÊ CONHECE O MORE?     

O Mecanismo On-line para Referências (MORE) é uma ferramenta que elabora referências bibliográficas de forma automática a partir das exigência da NBR6023 regida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail. Para conhecer mais sobre o More e assistir a um tutorial em vídeo sobre a ferramenta, clique aqui!

 

O USO DO "ET AL."     

 O termo "et al." se origina do latim, e é a abreviação de "et alia", que significa "e outros". A expressão é utilizada em citações e referências nos casos de documentos quem possuem mais de três autores. Quer saber mais? Então, clique aqui para assistir um vídeo especial sobre o assunto, produzido pela BCSF!

 

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISAS E ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA     

Para elaboração de trabalhos acadêmicos é importante que primeiro façamos uma análise do que tem sido tratado a respeito da temática que será abordada por nós. Essa ação é chamada de "estado da arte", onde fazemos um mapeamento da produção acadêmica a respeito do assunto escolhido.

Dessa forma, é importante que saibamos onde buscar essas informações de forma confiável. A BCSF preparou uma lista de sites institucionais que podem ajudar neste sentido em âmbito regional. Confira abaixo:

- PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES 

- REPOSITÓRIO MEMORIA (IFRN)

- BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFRN

- REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFRN

- BDTD IBICT

- BIBLIOTECA DIGITAL DE MONOGRAFIAS DA UFRN

- PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DO IFRN

 

ACESSO REMOTO AO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES     

Até o ano passado, o acesso às bases de dados dentro do Portal de Periódicos da Capes se dava por meio da configuração do proxy. Dessa forma, o acesso se limitava apenas ao âmbito da instituição que concede o serviço. Atualmente o IFRN faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que reúne várias instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados.

 

- E qual o maior diferencial dessa comunidade?

Por meio do login (matrícula e senha) o usuário pode acessar, de qualquer lugar, as bases de dados contidas no portal de periódicos.

 

Veja o passo a passo para saber como acessar!

VOCÊ SABE FAZER HIPERLINK NO SUMÁRIO DO SEU TRABALHO?     

Nesses tutoriais é possível aprender a como fazer links internos (dentro do trabalho) para facilitar a rápida localização da parte do texto que interessa. A ABNT prevê o uso de hiperlinks no sumário do trabalho, no entanto, é preciso fazer algumas personalizações para que o texto fique dentro do padrão nacional. Confira os tutoriais a seguir: Link 1 e Link 2  

 

Ações do documento

Página em carregamento