Você está aqui: Página Inicial / Campi / Mossoró / PESQUISA

PESQUISA

Núcleo de Estudos de Ciências e Tecnologias Ambientais

O NECTA tem como objetivo apoiar as ações de pesquisa, produção e extensão do Campus Mossoró, estimulando alunos e servidores no intuito de gerar e disseminar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais nas áreas de educação ambiental, energia e sustentabilidade, segurança, saúde e meio ambiente e sociologia do desenvolvimento.

Líder:

Jailton Barbosa dos Santos - jailton.barbosa@ifrn.edu.br

 

Núcleo de Pesquisas em Educação

 Visa desenvolver atividades de pesquisa acerca das diversas temáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem, tais como: políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, metodologias de ensino, tecnologias educacionais, educação de portadores de necessidades especiais, educação musical, etc.

Líder

Aleksandre Saraiva Dantas - aleksandre.dantas@bol.com.br

 

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologia da Informação de Mossoró

Tem como objetivo desenvolver trabalhos e projetos de extensão na área de Tecnologia da Informação, com vistas a atender as demandas da região de Mossoró-RN. Atualmente vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados a sistemas de tempo real aplicados à área de automação industrial e hospitalar e sistemas multimídia.

Líder:

Jonathan Paulo Pinheiro Pereira

 

Grupo de Estudos em Educação e Complexidade

O GEEDUC visa reunir educadores e alunos interessados em discutir uma nova compreensão do conhecimento, no que diz respeito à sua produção e à sua transmissão. Dessa forma, pensar a educação como algo construído nas práticas cotidianas e "tecido junto" com as demais áreas dos saberes, superando a fragmentação imposta pelo modelo tradicional, é uma das preocupações do grupo.

 

Líder:

Francisco das Chagas Silva Souza - franciscosouza@cefetrn.br

 

Grupo de Pesquisa em Construção Civil, Petroleo e Desenvolvimento Sustentável

Construção Civil, Petroleo e Desenvolvimento Sustentável

A existência de pronunciada demanda sobre pesquisa envolvendo temas como materiais e técnicas de construção tradicionais e alternativas, notadamente as aplicadas à resolução de problemas regionais, o estudo do desempenho das construções correntes e de estruturas de concreto em ambientes com elevada salinidade, bem como questões envolvendo a racionalização de processos construtivos, consistem em pontos fundamentais que atuariam como diretrizes na condução de estudos e pesquisas sobre temas relacionados com a construção civil e desenvolvimento sustentável em ambientes com influência marinha e submetidos aos rigores dos agentes agressivos presentes em campos de produção de hidrocarbonetos e em regiões com elevada salinidade.

Líder:

Marcos Alyssandro Soares dos Anjos

Alexandre da Costa Pereira

 

Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais, Matematica e Tecnologia

 A necessidade da criação de tal grupo surgiu do desejo dos pesquisadores do Campus envolvidos com a pesquisa na área e que a semelhança do que ocorreu recentemente na Capes, cuja recém criada área 46 (Ensino de Ciências e Matemática) se desvinculou da Educação, assim acreditam que se faça necessário, por ter por possuir este campo de investigação características próprias e métodos de pesquisa particulares.

Líderes:

Albino Oliveira Nunes

José Ferreira da Silva Júnior

 

GELLI - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários

 O Grupo de Estudos Linguísticos e Literários inaugura a legitimidade do espaço para o desenvolvimento de pesquisas na grande área do conhecimento Linguística, Letras e Artes no Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Mossoró. As ações dos pesquisadores e estudantes do grupo têm resultado nas seguintes dimensões: 1) oferta de bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica aos alunos do ensino técnico de nível médio e de graduação; 2) orientação de alunos na especialização em Educação e Contemporaneidade, no Mestrado Acadêmico em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT); 3) apoio das atividades do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Línguas (NUPEL); 4) divulgação do conhecimento através da participação em eventos e publicações de trabalhos por parte de seus membro.

Líderes:

Samuel de Carvalho Lima

Claudiane Felix de Moura 

 

Ações do documento

Página em carregamento