Visita Institucional

Vice-Prefeito, Luiz Carlos, faz visita institucional no Campus hoje (13)

Diversas pautas foram discutidas ao longo da reunião, a construção do segundo Campus do IFRN, em Mossoró, foi uma delas.

Publicada em 13/03/2015 Atualizada há 1 ano

O Vice-Prefeito de Mossoró, o Sr. Luiz Carlos, realizou uma visita institucional no Campus do IFRN – Mossoró, hoje (13) pela manhã, junto com os Assessores, Carlos Teodoro e Vilsemar Alves. Os visitantes foram recebidos pelo Diretor-Geral da instituição, Jailton Barbosa dos Santos, o Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, o Coordenador de Extensão, Geraldo Máximo, a Coordenadora do PRONATEC, Lúcia Lima, a Coordenadora de Comunicação Social, Lacôncia Santos, e pelo Técnico-Administrativo do Setor de Estágio, Edilson Araújo. A reunião foi realizada na sala da Direção-Geral do Campus.

O objetivo da visita institucional ao Campus foi proporcionar a discussão sobre diversas pautas referentes ao interesse coletivo dos mossoroenses. Assim, foi analisada, na reunião, a possibilidade de se firmar parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró e o IFRN - Campus Mossoró, visando proporcionar iniciativas que despertem o interesse dos estudantes e pais, bem como o da comunidade acadêmica a participarem das mobilizações sobre a questão dos transportes urbanos da cidade. Atualmente, Mossoró tem uma população de aproximadamente 300 mil habitantes e apenas 16 ônibus em circulação.

A precariedade do transporte público de Mossoró é um grave problema social que necessita, urgentemente, de solução. Neste sentido, no dia 28 de março, a partir das 9h, na Biblioteca Pública, ocorrerá o 1º debate social, cujo tema é “Mobilidade Urbana”. Recentemente, foi aprovado um ciclo de debates visando atender à população no que tange a temas emergenciais. Todas essas iniciativas visam proporcionar melhorias para os mossoroenses.

Outro ponto importante debatido, na reunião, foi sobre a necessidade de haver um despertamento no interesse dos pais e dos estudantes, convidando-os a participar de oficina e ciclos de palestras, objetivando prepará-los para estarem atentos às informações sociais referentes às questões emergentes do município de Mossoró.

Também foi abordado a possibilidade de se ofertar mais cursos ao município, oportunizando aos cidadãos mais capacitação educacional, cujos meios possibilitarão fontes de renda e empregos aos interessados em se qualificar. Ultimamente já estão sendo oferecidos cursos de Educação popular.

E por último, foram discutidas, mais uma vez, questões relacionadas à construção do segundo Campus do IFRN em Mossoró, visando meios cabíveis que possam agilizar na escolha do possível terreno que a instituição será construída. Foi sugerido que o arquiteto e docente, Alexandre Lopes, colete informações sobre possíveis locais para essa finalidade.

De acordo com o Diretor-Geral, Jailton Barbosa, já existem três possibilidades de terrenos para ser escolhido um. Provavelmente, o novo Campus será construído na Zona Sul da cidade. O Vice-Prefeito, demonstrou bastante interesse em antecipar as discussões, a fim de ver as negociações serem encaminhadas e resolvidas o mais rápido possível pelas autoridades responsáveis. A autoridade garante que o atual mandato da Prefeitura Municipal de Mossoró tem como uma das suas principais prioridades, a educação.

Sendo assim, o Vice-Prefeito explicita: “realmente, a gestão composta por Francisco José e Luiz Carlos já sinalizou por meio de várias ações positivas parcerias com os Governos Federal e Estadual, para melhorarmos a educação na cidade de Mossoró. Estamos hoje (13) tentando resgatar a relação institucional entre a Prefeitura Municipal de Mossoró e o IFRN – Campus Mossoró, para juntos agilizarmos a construção do segundo Campus do IFRN nesta cidade. Sei que essa obra é do interesse social mossoroense, e, por isso, nossa gestão tem o maior empenho que ela seja construída o mais rápido possível”,relata.

Com certeza a construção de um segundo Campus do IFRN nesta cidade será um marco para a educação local e Municípios adjacentes, pois as Instituições Federais são escolas reconhecidas em todo o país por ensinar com qualidade. Esperamos que em breve tenhamos, nesta cidade, mais um Campus do IFRN para contribuir ainda mais com a formação de profissionais-cidadãos.

O Campus Mossoró, por meio dos Gestores, Jailton Barbosa e Hélio Henrique, agradece a visita institucional ao Vice-Prefeito, Luiz Carlos, e aos Assessores Vilsemar Alves e Carlos Teodoro.