Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana Nacional de Trânsito

Sob Perspectiva Positiva a Semana Nacional de Trânsito é Aberta no Campus

O Evento é caracterizado por ações educativas realizadas por vários órgãos e entidades, seus organizadores defendem que a luta pelo trânsito seguro faz com que a população reflita sobre riscos, atitudes e escolhas que podem diminuir cada vez mais o índice de acidentes.

Publicada em 19/09/2014 Atualizada há 1 ano

A abertura da Semana Nacional de Trânsito – 2014 aconteceu ontem a partir das 15h, no auditório do Campus Mossoró. A Palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Eric Amaral Ferreira, especialista em logística, engenharia dos transportes e mobilidade urbana.

O Evento é caracterizado por ações educativas realizadas por vários órgãos e entidades, seus organizadores defendem que a luta pelo trânsito seguro faz com que a população reflita sobre riscos, atitudes e escolhas que podem diminuir cada vez mais o índice de acidentes.

Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranque dos países que tem mais acidentes de trânsito no mundo. O País já foi referência ocupando o 1º lugar em números absolutos em acidentes e mortes. Hoje morrem cerca de 55 mil brasileiros por ano, os números são alarmantes, é um índice de mortandade tão grande que supera o número de mortos de qualquer guerra da atualidade. “É verdade, pois na última guerra entre Israel e Palestina morreram cerca de 2.000 pessoas. Assim sendo, somos cerca de 200 milhões de pessoas que estamos em constante perigo, ontem mesmo eu estava olhando o anuário e Mossoró já está ocupando a 128º posição, é uma realidade que precisa ser revista e analisada, pois estamos em crise”, frisa o Palestrante.

Eric Amaral elucida que os fatores que mais contribuem para provocar acidentes no trânsito são o álcool, a excessiva velocidade, a falta de educação e conscientização da direção defensiva, as motos de pequeno porte, devido elas não serem emplacadas qualquer pessoa as dirige sem qualificação nenhuma, e, principalmente, a falta de respeito ao próximo. "Por isso, estamos hoje aqui conscientizando as pessoas que essa triste realidade precisa mudar urgentemente. Nós temos possibilidade de mudar o nosso futuro, basta que trabalhemos intensamente nossas atitudes, como a Suécia fez ao implantar o Projeto Visão Zero, o qual até 2020 será inadmissível que uma pessoa morra vítima de acidente de trânsito lá. É lamentável que enquanto os Suecos trabalham para erradicar de uma vez as mortes no trânsito, aqui no Brasil muito pouco, para não dizermos nada, está sendo feito para mudar a caótica realidade em que vivemos. Há 100 anos dificilmente alguém morria vítima de acidente, hoje, ao final da minha palestra de 30 minutos, 6 pessoas, no mínimo, terão morrido no Brasil”, argumenta o Palestrante. Ele destaca que as autoridades e a mídia poderiam contribuir mais para mudar o crítico quadro de mortes do país.

Eric Amaral comenta que segundo suas pesquisas as Regiões Nordeste e Norte do Brasil  são as que  mais morrem pessoas vítimas de acidentes no trânsito, e que a maioria deles são provocados por motos de pequeno porte. “Estamos vendo morrer nossa juventude, nossa força de trabalho. Estamos encarecendo a previdência social e superlotando os leitos dos hospitais, em Mossoró, aproximadamente 70% dos leitos estão ocupados por pessoas acidentadas no trânsito. Estamos destinando a saúde um dinheiro que não é dela, mas do trânsito. No entanto, o Ministério público acionou a prefeitura, via justiça para que essas motos sejam emplacadas, numa tentativa de qualificar seus condutores e reduzir o número de mortos”, relata. De acordo com o palestrante as autoridades que nos representa deveriam ter lançado projetos para as motos de pequeno porte serem emplacadas, mas, talvez temendo perder votos não tiveram iniciativa nenhuma.   

 De acordo com Galthieri Tavares a discussão referente as melhorias no trânsito acontece o ano todo, no entanto durante a realização da Semana Nacional de Transito o assunto ganha mais ênfase, porque essa é uma oportunidade de envolver a sociedade nesse projeto educacional que visa um trânsito mais justo e respeitável para todos. “Durante esta semana nós fazemos uma grande reunião acerca de um assunto específico, isto é, o trânsito como um pacto, todos unidos lutando pela conscientização em massa dos condutores de veículos, objetivando a redução dos acidentes que tem matado muita gente e desestruturado famílias em todo país", frisa. Esse Evento é uma oportunidade de se discutir de forma pública possíveis soluções, pois “temos o dever de zelar pela vida das pessoas”, esclarece o Secretário Adjunto de Mobilidade. ´

Conforme Galthieri Tavares, todos os anos as expectativas esperadas do evento são atingidas, “nós temos hoje um Departamento de Pedagogia voltado para o trânsito que desenvolve Campanhas Educativas o ano todo, a única diferença da Semana de Trânsito é que o assunto nesta semana se torna amplo”, diz. O Subsecretário afirma que esse é um trabalho muito satisfatório, pois “buscamos literalmente envolver a sociedade Mossoroense nele, visando melhorias temos obtido resultados positivos”, enfoca.

 O Subsecretário frisou ainda que quando a programação deste evento estava sendo definida diversas escolas e instituições educacionais enviaram ofícios com o intuito de participarem do evento, mas isso não é possível, porque “não temos vagas suficientes para todos, por isso não podemos atendê-los, porém até o final do ano pretendemos enviar a todas as escolas e instituições o nosso projeto educacional de trânsito para elas trabalharem de alguma forma com seus alunos", relata. A demanda por parte da sociedade em relação a esse assunto visando interação é surpreendente.

A Companhia Bagana de Teatro marcou presença na abertura da Semana Nacional de Trânsito – 2014, apresentando o espetáculo “Edu e Cação no Trânsito”. A peça teve seu roteiro adaptado por Marcos Vinícius para a realização desse projeto educativo que vem atuando desde o início do ano nas escolas, tendo como público alvo as crianças, jovens e adultos. “Estamos educando-os através do teatro em parceria com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). Fazemos apresentações por etapas, tipo vai ter a semana do pedestre, nós vamos lá e mostramos nosso espetáculo. A Semob tem previsto 30 apresentações educativa só para este ano, até o momento já apresentamos 20”, diz Joriana Pontes, diretora do grupo de Teatro. O projeto será encerrado no final de outubro.

Para o ator e artista, Igor Fortunato, poder fazer parte desse projeto que em si é um ato de cidadania não tem preço, “porque ele é um trabalho de formiguinha, ou seja, pouco a pouco contribuímos para um trânsito mais correto. Já é satisfatório exercer um papel artístico, e muito mais quando ele realiza um papel educador e transformador do seu meio. Através desse projeto nós mudamos vidas, por isso visamos as crianças para elas poderem crescer já conscientizadas. A educação é a base para modificar a sociedade, por isso estamos deixando a nossa sementinha hoje na esperança de colhermos muitos frutos futuramente”, fala esperançoso.

“Eu tenho convicção de que estamos contribuindo para salvar vidas, fico realizado quando nosso grupo vai as escolas visitar as crianças, porque percebo o encanto e a atenção de cada uma delas. Acredito que elas são fontes de informação multiplicadoras, pois elas observam detalhadamente nossa palestra e quando chegam em casa transmitem nossas instruções minuciosamente aos seus pais", frisa Greidson Lopes, integrante do Grupo de Teatro.

O Palestrante do evento confirma as informações ditas acima pelos componentes do espetáculo Edu e Cação, pois sua filha de apenas 7 anos, Maria Amaral, o repreende se ele cometer qualquer deslize no trânsito. “Desde pequenininha eu dirijo ensinando a ela como devemos nos comportar no trânsito corretamente. Daí então, ela já é totalmente consciente dos comportamentos básicos que devemos exercer no trânsito, enfoca Eric Amaral. “Eu reclamo mesmo com meu pai quando ele está dirigindo errado” fala toda sorridente, Maria Amaral. Perguntada por que ela o repreende, simplesmente responde: “Ah, porque ele pode provocar um acidente, por isso é melhor dirigir corretamente”. A resposta enfática dessa criança nos faz refletir que a educação vence barreiras, quebra paradigmas e transforma vidas, basta ter quem invista e acredite nesse potencial. Maria Amaral assistiu atentamente ao espetáculo da Companhia de Bagana de Teatro, ao final ela foi convidada a participar da peça. Durante a apresentação do Espetáculo ela era a mais sorridente da plateia.

Durante a programação da Semana Nacional de Trânsito as instituições participantes realizarão blitzs educativas com pedestres e motoristas, palestras em diversas escolas, EXPRO, UEI, curso de primeiros socorros para os motoristas e os de transporte escolar também, curso de direção defensiva, Caminhada na Av. Rio Branco (Centro), durante o Programa Viva Rio Branco, Pit Stop numa Empresa da Cidade e Ação educativa na faixa elevada UEI - Francisca Clara. O Evento prosseguirá até o dia 25 de setembro, dia em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito.

Participaram da Abertura da Semana Nacional de Trânsito – 2014, Galthieri Tavares, Secretário adjunto de Mobilidade, na ocasião, representando o Excelentíssimo Senhor Prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior e o Secretário de Mobilidade, Charlejandro Rustayne Marcelino Pontes, o Diretor-Geral do Campus, Jailton Barbosa, o Diretor Acadêmico, Hélio Henrique, o Palestrante do Evento, o Prof. Dr. Eric Amaral Ferreira, Representantes da Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Semob, Seduc, Escolas e Universidades que apoiam e contribuem para a realização deste Evento, a Imprensa e uma plateia de mais de 170 pessoas.

Confira algumas fotos do Evento AQUI