Semana da Consciência Negra

Semana da Consciência Negra é Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura

O Evento começará amanhã (15) e finaliza no dia 20 deste mês, com show cultural.

Publicada em 14/11/2014 Atualizada há 1 ano

A Semana da Consciência Negra é celebrada em todo território brasileiro inclusive sendo feriado em alguns Estados da federação. O dia 20 de novembro, Dia Consciência Negra, foi estabelecido pelo projeto de Lei 10.639, no dia 09 de janeiro 2003, e apenas em 2011, foi sancionada a Lei 12.519/2011 que cria a data. Esta data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695.

“A população negra demonstrou, desde antes da abolição, sua disposição para resistir física, cultural e espiritualmente. São muitos os exemplos de revoltas, fugas e da resistência dos quilombos em várias regiões do país” (Subsídio da CONNEPIR 209). Na cidade de Mossoró não houve concentração de quilombos, mas, conta nos autos da sua história o deleite de ter sido uma das primeiras cidades do nordeste brasileiro a libertar seus escravos, cinco anos antes da Lei Áurea. Por isso, não podemos deixar passar em branco o dia da “Consciência Negra”. Queremos registrar em negrito esta data com uma semana de ações voltadas para o fortalecimento da arte, da cultura e da religião de matriz africana, através da realização de várias atividades: shows, oficinas de danças afros e de percussão, palestras sobre a Lei 10.639/2003 e performance da beleza negra.

Objetivo Geral:

* Fazer uma reflexão sobre a evidência da cultura negra no âmbito nacional e no Município e o impacto que a mesma representa na construção da cultura brasileira;

* Articular entidades da sociedade civil pública e particular para discutir a violação de direitos da população negra.

Objetivos Específicos:

* Comemorar e valorizar a produção da cultura negra através da realização de shows artístico-culturais e de oficinas;

* Motivar os grupos e as instituições que trabalham com cultura negra;

* Articular os grupos artísticos, casas de terreiros e pesquisadores para fortalecer as discussões dos espaços de poder do povo negro;

* Evidenciar a estética da beleza negra, como forma de quebrar os tabus que negros e negras enfrentam no cotidiano por não ter o padrão da estética branca;

* Fortalecer a discussão da Lei 10.639/2003.

Público alvo do Evento:

Alunos universitários e do ensino médio, grupos artísticos, casas de terreiros, pesquisadores da cultura negra e interessados pelo tema.

Confira Programação e o Cronograma de Atividades do Evento AQUI