SETEMBRO AMARELO

Roda de conversa marca o encerramento da semana de valorização da vida

Além da roda de conversa, outros eventos foram realizados durante a semana

Publicada em 25/09/2017 Atualizada há 1 ano

Durante toda a semana, o IFRN/Campus Mossoró, através do Setor de Saúde e do Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros promoveu a Semana de valorização da vida (18 a 22 de setembro). Na programação, palestras para alunos e professores, rodas de conversas, peças teatrais, distribuição de abraços, entre outros eventos, que buscaram inserir todos nas discussões em torno da prevenção ao suicídio.

“Eu vejo que o principal destaque foi o envolvimento dos alunos, eles participaram das atividades de uma forma bem espontânea. É um tema espinhoso de ser trabalhado, mas que foi trabalhado com muita afetividade e envolvimento. Isso é o que eu mais destaco, a recepção dos alunos para como tema e a recepção dos colegas servidores também, porque todos se envolveram, desde a portaria até a direção-geral que nos apoiou, a equipe terceirizada também estava sempre disposta a nos ajudar. Eu acredito que o maior destaque da semana foi o envolvimento de todos, alunos e.servidores, afirmou a psicóloga do campus, Glaudenia Alves.

Sobre a importância do evento, a psicóloga destaca que “O evento mostrou para os nossos alunos e mostrou para a nossa comunidade escolar, como um todo, que eles podem recorrer aos serviços de saúde mental. Que aqui na escola eles têm um espaço de assistência, com acompanhamento psicológico, pedagógico... então eu creio que o evento mostrou para o nosso aluno que, diante de uma dificuldade, diante de um problema que eles estejam passando eles podem procurar uma alternativa, podem contar com os profissionais, os educadores, os seus professores e ver que tem uma abertura. Ninguém é obrigado a ser forte 24 horas, todos nós somos humanos, temos nossas fraquezas, nossos limites. O evento mostrou que é possível passar por algumas situações que lhe machuquem, que lhe cause alguma dor, mas que isso não pode lhe afetar totalmente. Que você pode potencializar o que você tem de bom. Eu penso que serviu para essa reflexão, de perceber os nossos sentimentos e buscar outras alternativas, não o suicídio. As alternativas nós temos aqui na escola, os nossos espaços de convivência, os esportes, o teatro, as artes, a dança".

A semana foi encerrada na sexta-feira(22) com uma roda de conversa, onde os alunos puderam debater o tema.