Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Palestras preparatórias ONHB

Quarta edição do Ciclo de Palestras da ONHB acontece hoje

“A Música e a Ditadura”, é o tema da discussão

Publicada em 26/04/2019 Atualizada há 12 meses

O Ciclo de Palestras busca desenvolver a análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos.

Hoje (26), às 17h, acontecerá o quarto encontro do Ciclo de Palestras preparatórias para a 11º Olimpíada Nacional em História do Brasil. “A Música e a Ditadura”, é o tema da mesa redonda e será ministrado pelo professor Ruãnn Cézar Cezário, no auditório do Campus.

A partir dos anos 1950, o Brasil passou por uma ebulição musical nunca antes vista, com um caldeirão de movimentos: bossa nova, jovem guarda, tropicalismo, música de protesto. Os festivais de música brasileira despertavam paixões no público, com vaias e aplausos calorosos. Mas, nos anos 1960 e 1970, cantar virou atividade de risco, já que a censura baixava seu carimbo sobre aqueles que se insurgiam contra o regime. A palestra discutirá qual o papel e a relação da produção musical no contexto da Ditadura Militar no Brasil.

Estudar e conhecer a história do Brasil pode ser um desafio estimulante e enriquecedor. O objetivo da Olimpíada Nacional em História do Brasil é trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo.

O Ciclo de Palestras busca desenvolver a análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Nas outras três edições foram tratadas as seguintes temáticas: "O início da formação de professores de História no Brasil: entre memórias e a sala de aula”; "Patrimônio Cultural Material e Imaterial: Histórias e Teorias" e "História e Literatura como interpretação do Brasil".

Para mais esta edição, toda a comunidade educativa do Campus Mossoró, incluindo ex-discentes olímpicos, estão convidados.

 

Fonte: Memórias da Ditadura, Música no Brasil da ditadura. Disponível em: http://memoriasdaditadura.org.br/musica/ . Acesso em 26 de abril de 2019.


Por Greyce Veneranda