Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GERAÇÃO SOLIDÁRIA

Projeto GerAção Solidária realiza II Seminário de Formação e Capacitação

O evento foi encerrado na manhã de hoje(05)

Publicada em 05/07/2017 Atualizada há 12 meses

O núcleo-Mossoró do Projeto GerAção Solidária deu início ontem (04), o II Seminário de Formação e Capacitação: Economia em Movimento tendo como tema “O protagonismo das mulheres e da juventude na Economia Solidária”.  

Com programação composta por mesas-redondas e oficinas, o evento contou com a participação de integrantes dos 30 grupos atendidos pelo projeto no Oeste potiguar, além de representantes da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), Fórum Potiguar de Economia Solidária, Centro Feminista 8 de Março (CF8), Ufersa e Rede Xique Xique.

A realização desse seminário é parte do cumprimento da terceira meta do GerAção Solidária que prevê a capacitação e formação dos grupos em temas como cooperativismo e autogestão.

“A primeira etapa, realizada no  final de março, foi para diagnosticar as demandas dos 30 grupos a serem acompanhados pelo projeto, agora nós estamos já desenvolvendo assessorias e as técnicas aos grupos, acompanhando, fazendo visitas técnicas e esse seminário é parte do processo de formação, onde nós identificamos no diagnóstico que uma das demandas de formação era fortalecer a formação feminista, tanto com as mulheres quanto com a juventude, já que o projeto tem um foco nas mulheres e na juventude e de fortalecer o protagonismo desses grupos na economia solidária” afirmou Rejane Medeiros, coordenadora externa do Projeto.

Sobre a parceria entre IFRN e o Projeto, o professor e coordenador do projeto Mauro afirma que “é algo novo para o IFRN. É uma consolidação da extensão, sob a perspectiva de fazer extensão com a comunidade externa, o envolvimento hoje no projeto de 14 bolsistas que são protagonistas da formação dos empreendimentos, mas também são pessoas que estão muito envolvidas com a própria formação deles, enquanto estudantes, enquanto experiência com esses empreendimentos. Com o projeto, além de consolidar a extensão dentro da instituição, o IFRN efetiva a sua função social".

As atividades do seminário terminaram hoje (06) com momento de socialização entre os participantes das oficinas