EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Projeto de eficiência energética é desenvolvido no Campus

Ações visam utilizar a energia de forma responsável

Publicada em 24/11/2016 Atualizada há 1 ano

Está sendo desenvolvido no IFRN/Campus Mossoró o Projeto de Eficiência Energética. A ação consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia. Como exemplo de ação, está sendo feita a modernização de equipamentos e processos, no sentido de reduzirem seu consumo.

“O Programa de Eficiência Energética do Campus é muito relevante para a nossa Comunidade, pois à medida que reduzimos o consumo de energia elétrica, todos nós ganhamos”, ressalta o Prof. Jailton Barbosa, Diretor-geral do Campus Mossoró.

A iniciativa de utilizar a energia elétrica do Campus de forma consciente tem vários objetivos. Busca-se despertar na comunidade interna do campus, atitudes e responsabilidade no uso da energia no cotidiano, bem como conscientizar a comunidade interna sobre a importância da eficiência energética, viabilizando ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia, no intuito de minimizar os impactos ambientais.

“Ao reduzirmos nossas despesas com esse insumo, podemos canalizar os recursos para a assistência aos alunos, com aulas de campo, visita técnicas, refeições, livros e equipamentos novos nos laboratórios. Também, ganha a sociedade em virtude da sustentabilidade socioambiental”, destaca o Diretor.

Os alunos também estão Inseridos no Projeto de Eficiência Energética por meio do ‘Guardiões de Sala’, que conta com a participação de dois alunos, sendo um titular e outro suplente, escolhidos pela turma. Esses estudantes colaboram junto a comissão de eficiência energética no controle e monitoramento dos desperdícios de energia existentes no campus, principalmente na sua sala de aula, por isso são denominados de ‘Guardiões de Sala’.

“O guardião tem autonomia para ligar ou desligar os aparelhos de ar condicionado, como também acesso a chave da sua sala de aula. Além de monitorar outros ambientes administrativos e privados na instituição anotando e encaminhando as ocorrências para a comissão”, explica Emerson Leandro, Técnico do Laboratório em Eletrotécnica.

Com o resultado positivo que espera-se atingir no projeto, será possível reduzir a fatura de energia, disponibilizando assim, recursos para outras demandas.