Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cultura game

Professor do Campus Mossoró escreve livro sobre histórias de videogames e fliperamas das décadas de 1990/2000

Livro faz um apanhado nostálgico sobre as histórias das locadoras de games e fliperamas das cidades de Natal, Mossoró e Ceará-Mirim

Publicada em 09/07/2019 Atualizada há 12 meses

Abrahão Lopes, desde criança, sempre foi apaixonado por videogames / Foto: arquivo pessoal.

“Memorial Locadoras & Fliperamas” é o título do livro escrito pelo professor Abrahão Lopes, que faz um apanhado nostálgico sobre as histórias das locadoras de games e fliperamas das cidades de Natal, Mossoró e Ceará-Mirim. O trabalho será lançado dia 25 de agosto de 2019, durante o evento II Festival Cultural Geek, que ocorrerá na Faculdade Pitágoras – unidade Mossoró.

Nas 160 páginas, a fascinação do primeiro contato com os jogos eletrônicos, a descrição dos modelos dos controles remotos ou dos espaços onde as crianças e adolescentes se encontravam para jogarem, são eternizadas em forma de crônica.

“[1987] Em Ceará-Mirim (RN), no início do mês de dezembro acontece a Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. É uma oportunidade para negociantes da região levarem suas barracas (...). Em meio à todas essas atrações, uma barraca especifica me chamou a atenção. Nela havia duas TVs ligadas com imagens que eu conhecia bem: videogames! Corri pra lá e me deparei com um Atari e um Odyssey, igualzinho ao meu! Era a primeira vez que via alguém com o mesmo console que eu tinha, na hora veio na mente a maravilhosa possibilidade de ter jogos novos (...)”.

Além de histórias pessoais, o livro conta ainda com o relato de personagens como os antigos donos, funcionários e clientes dessas locadoras que descrevem momentos marcantes, histórias engraçadas, curiosidades e muito mais.

O trabalho é fruto de oito meses de pesquisa, com início em novembro de 2018 e finalizada em junho deste ano. A inspiração partiu de textos como os do autor Ítalo Chianca, além da própria memória das pessoas, materiais em vídeo, fotos, revistas dos anos 1990 e 2000, podcasts e conteúdos em páginas web e redes sociais.

O livro está disponível em formato digital (kindle/epub/pdf) e encontra-se em pré-venda em um site de financiamento coletivo com objetivo de viabilizar a versão impressa.

Você pode ler um trecho do livro e obter mais informações no endereço: catarse.me/livrolocadoras.

 

Por Greyce Kelly