Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Secitex 2019

Prêmio de Empreendedorismo levará estudantes a São Paulo

Vencedores vão conhecer empresas e células de inovação com destaque nacional

Publicada em 18/10/2019 Atualizada há 12 meses

Foto: Flora Valverde

Por Alessandro Nóbrega, Campus Santa Cruz

Em sua IV edição, o Prêmio de Empreendedorismo Inovador do IFRN se concretiza como um celeiro de novos talentos. Como parte da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), neste ano, o evento acontece no auditório da Estação das Artes e conta com a participação de 70 estudantes de todos os campi do Instituto.

 A abertura do evento, em seu primeiro dia, foi realizada pelo professor João Teixeira, Diretor de Inovação Tecnológica do IFRN. Em sua fala, destacou a importância do Prêmio como uma das ações que promove o espírito empreendedor, sensibilizando o aluno para que possa desenvolver novas ideias e produtos. Em seguida, os alunos assistiram a uma palestra com o Marcelo Bandiera, sócio da SABER INOVAR, uma empresa de consultoria empresarial de Natal, focada na educação e no empreendedorismo.

Marcelo Bandiera parabenizou a equipe promotora do prêmio, salientando a sua importância como algo que promove a cultura dos alunos no campo do empreendedorismo e a mudança de visão de negócios, em que cada um passa a ver que não é necessário grandes ideias para inovar, mas arregaçar as mangas e agir. A coordenação da Incubadora ITMO, do Campus Mossoró, também apresentou aos participantes casos de sucesso de empreendedorismo.

Durante o Prêmio de Empreendedorismo, os estudantes se dividem em equipes e são orientados no processo de criar e planejar o lançamento de um produto que possa ser utilizado no mercado local ou fora dele. A ideia precisa estar focada na solução para um problema social, podendo ser vinculada a uma incubadora tecnológica. "O RN é o 5º colocado em número de incubadoras ativas e o IFRN lidera 50% desse número. Por suas ações, o Instituto é referência em incubação de novas empresas", destacou João.               

O resultado final do Prêmio será anunciado nesta sexta-feira (18). A equipe vencedora deste ano irá ganhar um Tour de Empreendedorismo em São Paulo, onde conhecerá projetos de sucesso que têm inovado no universo das novas empresas.

 

Fonte: Reitoria