Objeto de pesquisa

Pós-graduanda da UFPB realiza pesquisa no Campus Mossoró

A mestranda Rute Paiva pesquisa sobre a expansão do ensino técnico superior no Estado, no recorte temporal de 2003 a 2010.

Publicada em 31/10/2014 Atualizada há 1 ano

O Diretor-Geral, Jailton Barbosa, recebeu na tarde de ontem (30) a visita da mestranda Rute Paiva, aluna da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que realiza pesquisas sobre a expansão do ensino técnico superior no Estado, no recorte temporal de 2003 a 2010. Tendo como cidades polos de estudo: Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, os seus respectivos objetos de estudo são as Instituições  IFRN – Campus Mossoró, UERN, UFERSA e UFRN. O orientador da dissertação é o Professor Carlos Augusto de Amorim Cardoso.

“Pretendo descobrir como se efetuou a expansão do ensino técnico no Estado entre o período de 2003 a 2010, porque foi durante esse tempo que se efetivou literalmente a expansão técnica. Na realidade, esse tema é minha proposta de pesquisa desde quando eu estava na graduação, sou formada em geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus – Pau dos Ferros. Nessa época, trabalhei pesquisando sobre as políticas públicas educacionais para a formação de técnicos superiores da região de Pau dos Ferros”, esclarece a mestranda, Rute Paiva.

O Diretor do Campus Mossoró recebeu Rute Paiva com o intuito de corroborar diretamente com a pesquisa da mestranda, juntos eles discutiram sobre as questões referentes ao tema expansão do ensino técnico na cidade de Mossoró. A Instituição foi escolhida como objeto de estudo por que diretamente ela é a principal responsável pelo ensino técnico neste setor, pois está há 20 anos formando profissionais cidadãos altamente capacitados para ocuparem as principais vagas que o mercado de trabalho oferece diariamente, tanto nesta região quanto fora dela.

“A entrevista com o Sr. Jailton Barbosa corroborou bastante para a evolução do meu trabalho de pesquisa no sentido de eu poder entender o processo que reúne a expansão do ensino técnico nesta cidade. O Diretor pacientemente me explicou sobre a evolução do ensino técnico ao longo dos anos, a criação de novos cursos, a pós-graduação, as perspectivas de crescimento, enfim, foi bastante produtiva a nossa reunião, eu agradeço o apoio, frisa Rute Paiva. A mestranda saiu satisfeita com o atendimento recebido.