Plano de Desenvolvimento Institucional

Ocorreu neste dia 20 de junho, no Campus Mossoró, a reunião das comissões do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Na ocasião, foi discutido o planejamento estratégico para o período de 2019 a 2023 da instituição.

Publicada em 21/06/2018 Atualizada há 1 ano

Ocorreu neste dia 20 de junho, no Campus Mossoró do IFRN, a reunião das comissões do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), na qual foi discutido o planejamento estratégico para o próximo quinquênio da instituição. Participaram da reunião a comissão central e as comissões dos Campi Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros e Ipanguaçu.

O PDI é um documento obrigatório para fins de (re)credenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES), que estabelece seu planejamento estratégico em médio prazo, com vigência de 5 anos. Na reunião, foram discutidos a missão, os objetivos estratégicos e as metas que o IFRN se propõe, em relação às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver, previstas para o período de 2019 a 2023.

A professora Tarcimaria Rocha, que faz parte da comissão central, explica que “o objetivo da reunião foi de fazer a sensibilização da comunidade, não apenas das comissões que estão aqui representadas, mas também de outros membros da instituição, no caso, do Campus Mossoró, que viessem participar para conhecer os trabalhos que se iniciaram para elaboração do PDI”.

No IFRN, a construção PDI é realizada de forma democrática, discutindo-se juntamente com representantes da comunidade estudantil, de servidores e da sociedade civil, que poderão trazer suas contribuições e percepções de como foram as ofertas do Campus Mossoró (nosso caso específico), assim como as expectativas de futuro para a sociedade mossoroense e das cidades que se agregam à região. São essas discussões, iniciadas na reunião, que trarão a interação entre o IFRN e os públicos interno e externo, resultando no melhor atendimento por parte da instituição aos anseios da sociedade.

Quem constrói o PDI?

É um esforço conjunto de servidores, estudantes e integrantes da sociedade potiguar, com coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. O trabalho começa com as diretrizes das comissões, que analisam os documentos e sistematizam o que já existe com as novas necessidades e as sugestões da comunidade. Paralelamente a isso, todos os estudantes e servidores podem fazer suas sugestões. Ao final, a sociedade potiguar é convidada a avaliar o que foi feito e acrescentar suas observações.

Como?

As comissões central, logística, temáticas e locais se reúnem semanalmente. Estudantes e servidores dão suas sugestões gerais em uma primeira consulta pública, que será realizada pelo Suap. As comissões sistematizam as sugestões da comunidade com o que elaboraram. A primeira proposta de objetivos e metas do PDI é submetida a uma nova consulta pública a estudantes e servidores, que, dessa vez, podem comentar item a item o que foi construído até então. As comissões voltam a se reunir e sistematizar as novas sugestões, finalizando a minuta do documento. Nesse momento, ela é divulgada de forma pública, de maneira que qualquer cidadão possa analisá-la e enviar suas observações. As comissões voltam a ler as sugestões e finalizam a minuta definitiva do documento, que é enviado para o Conselho Superior da instituição

servidores