Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Faz parte dessa história

Nivaldo Silva, primeiro diretor-geral, marca o início da história dos 20 anos do Campus

Na série 'Você faz parte dessa história', Nivaldo Silva diz baseado na sua experiência de vida: "os desafios me motivam a viver com alegria e, desde aquela época, tenho procurado fazer de cada dia, de minha vida de trabalho, uma festa inesquecível".

Publicada em 12/12/2014 Atualizada há 1 ano

Quando o Campus Mossoró foi inaugurado, no dia 29 de dezembro de 1994, há 20 anos, teve como primeiro Diretor – Geral, o Professor, Nivaldo Silva. Ele relata com detalhes como foi esse momento: ”foi uma experiência única jamais vivenciada antes. Cheguei a Mossoró com a missão de iniciar as atividades na Unidade de Ensino da ETFRN, recebendo os primeiros alunos e os primeiros servidores. Permaneci à frente da Uned de Mossoró de novembro de 1994 a setembro de 1997”, enfoca, o Diretor. No dia da inauguração, estiveram presentes autoridades, tais como: o Ministro da Educação, Murílio de Avellar Hingel, o Prefeito, Dix Huit Rosado, o Deputado, Federal, Laire Rosado, estavam presentes na mesa diretora dos trabalhos.

De acordo com o referido Diretor-Geral, não havia orçamento definido para a instituição que dependia dos recursos que lhe eram destinados pela Sede. Assim sendo, o professor, Francisco Mariz, foi pródigo e cuidadoso diligenciando para que nada faltasse ao desenvolvimento das ações básicas e prioritárias. “Contei também com a ajuda significativa do servidor Francisco Saraiva Aires, ele veio de Natal para ser o Coordenador de Administração e das Assessoras Leila Oliveira, que me auxiliava em Mossoró, e Magda Neri, que me auxiliava em Natal”, esclarece.

Antes de ser o Diretor-Geral do Campus Mossoró, Nivaldo Silva, ocupava o cargo de professor de 1º e 2º. Graus – nomenclatura da época – e, além de ser professor de História, participava do grupo de estudos responsável pela elaboração do novo projeto pedagógico da instituição. “Ingressei na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte – nomenclatura da época – no dia 13 de março de 1970, quando fui designado para exercer a chefia do Setor de Disciplina. Sucessivamente, nos anos que se seguiram até 1994, exerci as seguintes funções: diretor da Divisão de Pedagogia e Apoio Didático; diretor do Departamento de Apoio Didático; Assessor de Apoio Didático; Assessor de Ensino; Diretor do Departamento de Ensino; e Diretor da Unidade de Ensino de Mossoró, onde me aposentei”, revela. Por algumas vezes ele também respondeu pela Direção Geral da Escola, nas férias do professor Francisco das Chagas Mariz Fernandes.

O Professor Nivaldo Silva é muito importante para a história do Campus Mossoró, ele esteve presente quando o sonho de uma escola pública de qualidade passou a se tornar realidade na cidade de Mossoró, contribuindo também para a educação dos Municípios adjacentes. A sua força de vontade e determinação fizeram toda diferença nos momentos iniciais do Campus.

O primeiro Diretor-Geral do Campus relembra como foi o seu primeiro dia de trabalho e os desafios que enfrentou. “Foi um dia difícil quando tive de apelar para a generosidade dos servidores e alunos que, em quase sua totalidade, contribuíram para o pleno sucesso das atividades. Capinamos o mato, plantamos árvores, limpamos as vidraças, removemos o lixo, tudo de forma espontânea e generosa. Os serventes eram poucos. Não havia recurso para contratar outros e os contratados eram insuficientes para atender às necessidades da instituição", frisa.

Nivaldo Silva, continua buscando na mente os seus melhores e mais desafiadores momentos no Campus, e nos revela com sabedoria mais um trecho importante daquela época: “recordo-me de uma assistente social que estava grávida, mas subiu nos parapeitos das janelas para ajudar a limpar as vidraças. Foi um dia inesquecível para todos nós. Os desafios me motivam a viver com alegria e, desde aquela época, tenho procurado fazer de cada dia, de minha vida de trabalho, uma festa inesquecível”, enfoca.

Agora, Nivaldo Silva, faz menção como era a administração do Campus, há 20 anos, falando sobre suas experiências no dia a dia. “Posso classificá-las como fácil e difícil, ao mesmo tempo. Fácil, porque os servidores e alunos chegavam com todo o entusiasmo para uma escola nova que encantava com suas linhas arquitetônicas modernas e com as propostas de educação tecnológica que oferecia. Difícil, porque tudo teria de ser inventado. Era uma nova realidade para a qual, nem a escola sede estava preparada. Fomos fazendo, o povo Mossoroense ajudou, a sociedade local prestigiou e a escola, em pouco tempo, era respeitada por toda a cidade e estava presente em todas as suas comemorações e eventos”, relata, convicto.

Saindo da parte burocrática (administração) para uma parte mais leve e agradável daquele tempo, Nivaldo Silva agora fala sobre o tema amizade. “Fiz amigos inesquecíveis dentro e fora da escola. Eu aprendi a viver a realidade de Mossoró. Gostava de estar aí e participava, com alegria, dos eventos da cidade. Não vou citar nomes, pois poderei correr o risco de omitir alguém especial", frisa. O primeiro diretor também comenta o que significa o IFRN para ele. “Essa Escola é uma oportunidade única de poder mostrar que a educação dá certo, quando nos entregamos de corpo e alma em defesa de uma causa tão sublime , revolucionária e libertadora. A Unidade de Mossoró foi um marco em minha vida”, acrescenta.

Ciente da Campanha alusiva aos 20 anos do Campus Mossoró, Nivaldo Silva felicita os organizadores da festa. “Parabenizo os organizadores e lhes digo que a vida é um eterno ato de semear e colher. Uns são os que semeiam. Outros são os que colhem os frutos. Mas todos participam do ágape divino. Hoje, o IFRN está colhendo os frutos que os primeiros servidores e alunos semearam no passado. E está semeando novas sementes que darão muitos frutos que serão colhidos por outros personagens, no futuro dessa instituição”, diz.

E, para concluirmos esta entrevista, o primeiro diretor-geral do Campus se despede deixando uma mensagem a todos que também fazem parte dessa história. “A minha homenagem aos que partiram antes de poder abrilhantar essa festa memorável com suas presenças: Francisco Saraiva Aires, José de Souza, Antônio Polêmico, como carinhosamente os chamávamos e outros, dos quais não tenha tido notícia. Tomo emprestado as palavras de Lya Luft, quando disse: “A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade e querer com mais doçura”, se expressa com sabedoria.E, continua: "Mossoró deixou grandes marcas em minha vida. Foram tantas as realizações e as vitórias conquistadas que não sobrou qualquer tempo para armazenar mágoas ou desilusão.Sinto-me lisonjeado em ter sido o primeiro diretor dessa escola e de ter construído os primeiros caminhos com toda essa gente”, finaliza, Nivaldo Silva, já deixando saudades.

As grandes pessoas vivem em nós, apesar da distância. Nivaldo Silva é uma delas, pois tem o dom de marcar o próximo por meio da maneira sábia de se expressar e através do jeito simples de ser, sempre tratando a todos com respeito e dignidade, parabéns Professor! Temos certeza de que sua eficaz participação na fundação desta escola contribuiu grandemente para ela ser o sucesso que ela é hoje. Literalmente, Você é parte dessa história.