Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mais de 20 anos de História

Na Campanha em Comemoração aos 20 anos, conheça a história do servidor Assis Pereira

Na série “Você faz parte dessa história”, Assis Pereira, servidor do Campus, relembra entusiasmado os seus primeiros momentos, antes mesmo da fundação desta Instituição, há 24 anos.

Publicada em 08/12/2014 Atualizada há 1 ano

Relembrar é ter a oportunidade de reviver os momentos bons e especiais que marcaram a vida ao longo dos últimos anos, tendo a certeza de que vale a pena desfrutar de cada minuto como se ele fosse o último, porque, na verdade, nunca se sabe ao certo quando isso acontecerá. Por isso, buscamos colher depoimentos que marcaram não só a história dos 20 anos do Campus Mossoró, mas, também, daqueles que ajudaram a escrever essa história fazendo literalmente parte dela.

Baseado nesse pressuposto, conheceremos a história do funcionário Francisco Pereira da Costa, o seu Assis, da Portaria, que há 24 anos trabalha no Campus. Ele marcou presença e escreveu a sua história nesta escola ao longo de todos esses anos fundamentada na simplicidade de viver cada dia de trabalho com ousadia, determinação e sabedoria. A trajetória de sucesso profissional de seu Assis é baseada na honestidade e apoiada no amor, tendo como princípio o dom de respeitar o próximo como a si mesmo, independentemente de classe social, raça ou etnia. Para seu Assis, todos são iguais. O fruto desse sábio procedimento é colhido por ele hoje, pois seu Assis é respeitado, valorizado e apreciado por todos da instituição.

Escolhemos o funcionário Assis para ser entrevistado dentro da Campanha dos 20 anos do Campus levando em consideração que por trás da invisibilidade de cada pessoa há uma interessante história que pode ser apreciada e servida como exemplo de vida. Isto é, todas as pessoas têm algo a ensinar ao próximo, por mais simples que ela seja, pois entendemos que as principais coisas da vida não são compradas, são conquistadas sabiamente.

 Assim sendo, com o passar do tempo, seu Assis soube conquistar pouco a pouco espaço e respeito na vida das pessoas que compõem o Campus, por meio dos poderes que existem por trás da valorização e da atenção que ele transmite diariamente as pessoas. Assis Pereira tem o dom de fazer as pessoas se sentirem bem quando elas estão ao seu lado, porque ele usa da simplicidade e da honestidade para repassar confiança as pessoas. Ele acredita em Deus e no próximo como espelhos essenciais para sua vida. Seu Assis é um exemplo de grande homem.

“Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de emprego que Ele me concedeu, poder trabalhar há mais de 20 anos no IFRN – Campus Mossoró é um sonho. Essa é a minha segunda casa, aqui fiz amizades que levarei para sempre, aqui eu sou feliz todos os dias”, diz, Assis Pereira, com uma felicidade nítida no rosto. Antes de trabalhar no Campus, seu Assis foi auxiliar de pavimentação numa empresa aqui do Estado.

Há quase 25 anos, ele ingressou na equipe que construiu a escola que, na época, foi um marco em relação ao tamanho da construção realizada na cidade de Mossoró. “Me sinto muito orgulhoso por fazer parte desta história, tive a oportunidade de ver e participar da construção dela, ainda me lembro como foi meu primeiro dia de trabalho aqui, essa é uma lembrança que permanece viva em mim”, conclui, sorridente e realizado, como quem diz: que ser feliz é só uma questão de ser. Isso mesmo, seu Assis, você literalmente faz parte da história da escola que há 20 anos forma profissionais cidadãos.

Na estrada profissional com mais de 24 anos de serviços prestados a esta escola, seu Assis já desempenhou diversas funções. “Entrei no início da construção da escola como auxiliar de pedreiro, trabalhei todo o período da construção do Campus, depois de quatro anos já estava adaptado ao serviço pesado. Ao final da construção, fui contratado como auxiliar de serviços gerais, onde fiquei por mais quatro anos. E, por último, fui escalado para recepcionar as pessoas na portaria externa, cargo que ocupo até hoje”, frisa.

Depois que seu Assis passou a trabalhar na porta de entrada do Campus, ele começou a ter contado diretamente com todos que chegam à 'casa' diariamente. “É muito gratificante essa função, pois tanto os servidores quanto os alunos me respeitam bastante”, explica. De acordo com o funcionário, ele vai trabalhar por muitos anos na escola que faz literalmente parte da história da sua vida como um fato importante que contribui até hoje para sua realização pessoal e profissional. Ele garante que vai permanecer aqui até o dia que Deus quiser! Sabe qual é o segredo de tanta satisfação profissional? O próprio Assis esclarece: “eu amo o que faço, aqui sou feliz ao lado das pessoas que aprendi a amar e a respeitar todos os dias, somos uma grande família”, revela.

Diariamente quando as pessoas chegam a escola para mais um dia de trabalho ou aprendizado, isso no turno matutino, são recepcionadas com muita simpatia pelo homem que tem um jeito simples de ser e que acaba contagiando a todos com seu famoso bom dia! Certamente, esse bom dia saudado à comunidade acadêmica de forma tão espontânea e verdadeira faz toda a diferença no dia a dia daqueles que estão chegando ao Campus para o exercício das suas funções.

O IFRN – Campus Mossoró para seu Assis é sua segunda casa, um lugar no qual ele se sente bem realizando sua função. “Esta escola prepara tanto os alunos quanto os seus funcionários para a vida, aqui nós aprendemos lições capazes de contribuir para enfrentarmos qualquer desafio que possa nos surgir. Aqui, aprendemos a traçar metas, idealizar objetivos, realizar sonhos e superar as dificuldades diariamente”, enfoca com sabedoria.

Seu Assis finaliza a entrevista agradecendo a Deus pela vida e pela oportunidade de trabalho que lhe fora concedido, há mais de 24 anos, e que ainda lhe faz tão bem e tão feliz.. Ele fala empolgado: “Campus Mossoró, parabéns pelos seus 20 anos de serviços prestados à nossa sociedade, só tenho a agradecer por esses longos anos de existência. Agradeço também a todos que fazem parte desta unidade juntamente comigo, vocês me tratam tão bem, vocês são sempre tão atenciosos para comigo... Sou muito feliz e grato por fazer parte dessa história de ensino ao lado de todos vocês”, se emociona.

E, de repente, acrescenta: “Obrigado, Instituto Federal pela formação dos meus dois filhos, eles tiveram a oportunidade de estudar nesta casa que eu tanto admiro e tenho orgulho! Campus, desejo-lhe que esses 20 anos sejam só o início de muitos outros que ainda estão por vir, contribuindo, assim, para a formação de milhares e milhares de jovens que sonham com um futuro melhor e um mundo mais justo para todos”, finaliza, sem querer parar de falar, com um brilho especial no olhar, quem é feliz e sábio percebe e entende o seu significado. Seu Assis, nós também lhe agradecemos por você muito nos ensinar por meio da sua experiência de vida, saiba que aqui você também é história.