24 anos de realização

Na Campanha em Comemoração aos 20 anos, Conheça a História do Campus Sob a Perspectiva e o Olhar de Quinane das Neves

Na série “Você faz parte dessa história”, Quinane das Neves, servidor do Campus, fala realizado dos seus primeiros momentos nesta Instituição, há 24 anos.

Publicada em 09/12/2014 Atualizada há 1 ano

A Série “Você faz parte dessa história” visa construir a história do Campus sob o olhar e a perspectiva de seus servidores. Uma Instituição de Ensino que funciona há 20 anos tem muita história para ser relembrada e contada, por isso estamos retratando através de entrevistas momentos especiais que ainda estão vivos na memória dos funcionários que fazem parte diretamente dessa história. E, assim, a trajetória do Campus ao longo de duas décadas é relembrada por cada um deles, a seu modo, de forma particular, possibilitando-nos escrevê-la com dedicação.

Nesta semana, apresentamos mais um capítulo dessa história, desta vez contada por Quinane das Neves. O servidor que já é considerado um marco nesta escola, pois há 24 anos presta serviços de qualidade a esta Instituição. Responsável, ele age com sabedoria e compromisso, por que aprendeu a valorizar o emprego que o faz sentir-se em casa. Esse é o seu diferencial, a sua marca, isto é, ama o seu trabalho e é feliz com o que faz.

Um exemplo de dedicação ao trabalho que realiza Quinane das Neves confessa: “Comecei a trabalhar como ajudante de obra na construção do Campus, lembro-me quando esta Escola era apenas um terreno repleto de mato”. Para conseguir fazer parte do quadro de operários o Sr. Quinane das Neves teve que ser perseverante, porque as vezes somente através da persistência se consegue realizar o que se deseja no fundo da alma. Assim sendo, “lembro-me que para conseguir meu emprego vinha todos os dias duas vezes, pela manhã e a tarde, ao longo de 22 dias olhar a construção da obra, quando eu chegava ficava sempre próximo ao portão, do lado de fora da obra, observando os homens trabalharem, desejava profundamente me enquadrar na equipe”, fala reflexivo.

O engenheiro da obra tomou conhecimento da vontade que o atual Servidor tinha de trabalhar através de um parente dele que trabalhava na construção do Campus, na época. Após Quinane das Neves ser apresentado ao mestre de obras ele foi imediatamente contratado.

O segredo para desempenhar bem uma função e alcançar mérito na carreira profissional está justamente em realizar com prazer, amor e satisfação cada tarefa que executa. Quinane das Neves é um exemplo disso, principalmente por que “eu gosto do meu trabalho, todos os dias venho trabalhar como se fosse o primeiro. Graças a Deus gosto de realizar as minhas tarefas da melhor forma possível, nunca venho insatisfeito para cá, me sinto realizado em fazer parte dessa história”, explicita com determinação.

No dia 29 de dezembro de 1994 a obra finalmente foi inaugurada, no entanto, para a festa acontecer conforme fora planejada, foi preciso uma equipe correr nos bastidores para organizar e limpar o Campus para poder receber os convidados de honra. “A limpeza de um modo geral para acontecer de forma eficaz foi necessária a união dos ASGs e os servidores recém contratados, eles colaboraram muito também”, esclarece o Servidor. A união faz a força, por isso “juntos nós lavamos os pisos, janelas e salas, arrancamos mato e colocamos tudo nos seus devidos lugares, terminamos exaustos, relembra”. E, acrescenta: “Os servidores começaram a trabalhar no Campus começando pelo pesado, eles foram essenciais para a conclusão da arrumação do Campus”, relata Quinane das Neves.

Após a inauguração da obra o Campus precisava contratar pessoas fixas para continuarem cuidando da limpeza da escola. “Participei da seleção e fui contrato, para minha felicidade profissional”, fala realizado. Quinane da Neves começou a trabalhar na instituição como ASG, atualmente ele é quem administra as equipes que desempenham essa função.

De acordo com o servidor, ele trabalhará na Instituição até enquanto puder fisicamente, pois “é uma felicidade para mim, porque trabalhar de ASG como eu trabalhava e agora sou o Coordenador das equipes, não trabalhando mais no pesado é uma vitória", relata. Fazer parte dessa história há 24 anos é um fator determinante para a realização pessoal e profissional de Quinane das Neves. “É bom demais está aqui todos esses anos, diariamente me realizo”, diz..

Quinane das Neves contribui para escrevermos mais um capítulo da história desta Instituição que forma profissionais cidadãos, a Escola que proporciona um ambiente agradável para aqueles que também são a base e o alicerce desses 20 anos, seus servidores. “Aqui fiz amizades que vou carregar para o resto da vida, essa é a minha segunda casa, por isso faço por onde as pessoas gostem de mim. Tenho um relacionamento positivo com todos, sou realizado, aqui eu também escrevi ao longo de 24 anos a história da minha vida baseada em dias felizes”, finaliza sorridente.