Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GERAÇÃO DE ENERGIA

Minigerador fotovoltaico entra em operação no Campus Mossoró

A energia gerada cobrirá, em média, 23% da demanda necessária para funcionamento da infraestrutura atual da unidade

Publicada em 25/05/2017 Atualizada há 1 ano

Entrou em operação na tarde da última terça-feira(23), o 14º minigerador fotovoltaico instalado no IFRN/Campus Mossoró. O minigerador, que tem 80,0 kW de potência máxima, foi montado sobre o telhado do Bloco III ocupando aproximadamente 536 m². Estima-se que fornecerá cerca de 132,9 MWh/ano, o que representará cerca de R$ 50 mil a menos na despesa do Campus com energia elétrica, nos próximos 12 meses.  A energia gerada cobrirá, em média, 23% da demanda necessária para funcionamento da infraestrutura atual da unidade e cerca de 11 toneladas/ano de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera, o que equivale ao plantio de 66 árvores. 

Além dos benefícios econômicos, podemos destacar os benefícios técnicos para os nossos estudantes, uma vez que os alunos verão na prática como funciona um minigerador fotovoltaico e os equipamentos que o compõe, além de poderem realizar pesquisas na área de energia solar fotovoltaica.


Programas de Eficiência Energética

Além da redução na despesa do Campus com energia elétrica, devido ao minigerador fotovoltaico, o Campus está buscando alternativas para redução do seu consumo mensal com energia elétrica, para isso está sendo desenvolvido no IFRN/Campus Mossoró o Projeto de Eficiência Energética. A ação consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia. Como exemplo de ação, está sendo feita a troca gradativa das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED em diversos setores do Campus, assim como a conscientização por parte da comunidade acadêmica (Professores, Técnicos Administrativos e alunos) quanto ao uso consciente de energia de modo a evitar o desperdício.


Pioneirismo

 O IFRN foi a primeira instituição pública do Estado a aderir ao sistema de compensação de energia regulamentado pela Resolução Normativa 687/2015 da ANEEL. Conforme a REN(Redes Energéticas Nacionais) 687/2015, um consumidor de energia elétrica que instale pequenos geradores em sua casa, condomínio ou empresa como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas pode utilizar a energia gerada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser creditado na fatura dos meses seguintes