24 anos de história

Leninha Souza, há 24 anos ajudando a escrever a história do Campus Mossoró

Na série "Você faz parte dessa história", Leninha Souza, servidora do Campus, ao longo de 24 anos de serviços prestados à instituição vem provando o seu talento, compromisso e satisfação trabalhando da melhor forma possível.

Publicada em 10/12/2014 Atualizada há 1 ano

Dando continuidade à série de entrevistas ‘Você faz parte dessa história’, visando contar a história do Campus Mossoró, que está completando 20 anos, de acordo com a perspectiva e o olhar dos servidores que estão trabalhando na instituição desde a sua fundação. Assim sendo, esta é a vez de conhecermos a história da servidora Francilene Souza, a Leninha da FUNCERN, como é mais conhecida.

No dia 29 de dezembro de 1994 foi inaugurada a escola que se tornou um marco para a cidade de Mossoró, tanto pela sua qualidade de ensino diferenciado tanto pelo seu tamanho. Diversas autoridades e pessoas da sociedade mossoroense e Municípios adjacentes participaram da cerimônia de inauguração. “Quem organizou o churrasco de inauguração da escola fui eu, lembro-me que o Ministro da Educação estava presente na nossa festa, foi um momento muito especial para todos nós que iniciávamos esta história com muita fé e ousadia. A construção do Campus Mossoró foi realmente um marco para todos nós, agora depois de 20 anos posso literalmente dizer: sou parte dessa história, tanto no crescimento quanto no desenvolvimento desse instituto”, frisa, Leninha Souza.

A escola demorou cerca de quatro anos para ser totalmente construída, durante todo esse tempo Leninha Souza trabalhou como secretária no escritório da construtora responsável pela obra. “Eu trabalhava praticamente só com homens, era um desafio para mim. No entanto, guardo boas lembranças dessa época, ela foi bem gratificante, tive a oportunidade de conhecer pessoas novas e fazer amigos que os preservo até hoje, como seu Assis e Quinane”, explica a servidora. Ressaltando que Quinane, Assis e Leninha são os três funcionários mais antigos do IFRN – Campus Mossoró, eles trabalham há 24 anos na escola que forma profissionais cidadãos.

Após o término da construção da instituição, Leninha Souza foi convidada pela direção da Associação e Sindicato que atuava dentro do Campus para exercer a função de secretária. “Trabalhei cerca de 4 anos”, enfoca. Os serviços de apoio prestados aos servidores eram interligados pelos dois órgãos acima. Leninha trabalhou inicialmente abrindo as contas bancárias dos servidores para eles poderem receber o primeiro salário do novo emprego. “A escola como um todo me trouxe bastante alegria e excelentes oportunidades, tanto profissional quanto pessoal. Quero permanecer por muitos e muitos anos trabalhando no Campus, pois, posso dizer que verdadeiramente vivi essa história”, fala sorridente.

Atualmente, Leninha Souza trabalha na FUNCERN que atua dentro do Campus, essa é uma fundação que dá apoio ao instituto. Ela desempenha um papel fundamental em relação às atividades que são desenvolvidas na escola. “Eu contribuí junto com a FUNCERN para o crescimento e o desenvolvimento do Campus, há 16 anos trabalhamos determinadamente para que nossos projetos se tornem realidade. Para mim, a FUNCERN é a extensão da minha casa, por isso me sinto feliz demais, relata.

No IFRN – Campus Mossoró a servidora Leninha Souza teve a oportunidade de se realizar tanto como profissional quanto como mulher, pois “aqui eu conheci meu esposo, o Profº da área de Construção Civil, Luiz Ailton. Aqui nos conhecemos, namoramos e nos casamos, hoje somos uma família, tivemos um filho para completar nossa felicidade. Trabalhar nesse espaço físico é maravilhoso, o dia a dia com nossos amigos é excelente, muitos já se foram e muitos ainda permanecem conosco. Na realidade, somos uma grande família, crescemos juntos, por isso procuro ter um bom relacionamento com todos eles, frisa a servidora.

Leninha Souza é uma mulher forte e determinada, daquelas que sabe o que quer e quer o que sabe. Ao longo de 24 anos de serviços prestados à instituição ela vem provando o seu talento, compromisso e satisfação trabalhando da melhor forma possível. A educação, o conhecimento e o seu jeito alegre e elegante de ser proporcionaram a Leninha o encontro direto com as oportunidades, espaço esse que ela soube perfeitamente preservar. Realmente, “sempre tive o olhar voltado para aproveitar as oportunidades que me surgem, sempre acreditando que posso conquistar mais e mais. Sou organizada e faço de tudo para cumprir minhas metas trabalhistas, isso me deixa confiante e realizada, finaliza.

Leninha Souza, você literalmente faz parte da história desta escola, parabéns pela pessoa competente e realizada que você é, uma pessoa de sucesso. Saiba que você merece tudo quanto conquistastes com esforço ao longo desses 24 anos de trabalho prestados à esta instituição.