Lançamento

Lançamento do Livro Ensino Médio - história, mobilização, perspectivas será no dia 17 de Julho

O lançamento do livro acontecerá no Campus Cidade Alta (Natal), no dia 17 de julho, às 18h. A Obra foi publicada pela IFRN Editora, sob a organização de Jean Mac Cole Tavares Santos* (UERN), Francisco das Silva Souza* (IFRN) e Eliane Maria Nogueira Diógenes* (UFAL).

Publicada em 03/07/2014 Atualizada há 1 ano

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação convida V.Sa. para o Lançamento do Livro Ensino Médio - História, Mobilização, Perspectivas. O evento será realizado no Campus Cidade Alta (Natal), no dia 17 de julho, às 18h.

A Obra foi publicada pela IFRN Editora pela IFRN Editora, sob a organização de Jean Mac Cole Tavares Santos* (UERN), Francisco das Silva Souza* (IFRN) e Eliane Maria Nogueira Diógenes* (UFAL).

Os professores ao organizarem este livro, que a Editora do IFRN traz agora ao público interessado no tema. "Ensino Médio: História e Perspectivas" foi gestado a partir das contribuições recebidas na primeira edição do Seminário Nacional do Ensino Médio (SENAGEM), realizado no município de Mossoró/RN, em 2011.

O evento tinha como objetivo discutir as políticas governamentais do Ministério da Educação para o ensino médio e seus reflexos na escola, enfatizando as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio do Oeste Potiguar, através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e as pesquisas realizadas em outras universidades do Nordeste.

A obra reúne dezenove artigos, produtos da participação de vinte e sete autores oriundos de várias instituições. e Secretarias de Educação dos Estados de Alagoas e do Ceará e cujas temáticas perpassam os caminhos históricos do ensino médio enquanto política pública de desenvolvimento, refletindo investigações realizadas através de experiências nos Estados de Alagoas, do Ceará, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Os autores inscrevem-se no que podemos denominar de produção caleidoscópica, em que cada um (a) adentra um pedacinho do múltiplo universo que é o ato de pesquisar. Assim, de modo resumido, qualificamos esta obra como dinâmica e interativa, pois mobilizou diferentes perspectivas acerca de um mesmo objeto, a saber: o ensino médio.

A obra percorre, pois, dos corredores escolares aos bastidores da sala de aula, indo aos meandros da práxis educativa da escola média. História, sentimentos, anseios, frustrações, sonhos, mercado de trabalho, concepções de ensino, didática, práticas docentes, quefazer discente, enfim, experiências de quem sabe de que lugar fala – como nos alerta o filósofo alemão do século XIX, Arthur Schopenhauer.

O livro é um convite ao debate por dois motivos: 1) traz questões contemporâneas para se pensar com base na teoria complexa e 2) envolve um esforço ímpar de pesquisadores provenientes de instituições localizadas em vários lugares do Nordeste, fazendo-nos lembrar de vozes que podem estar momentaneamente caladas, mas que têm muito a dizer. Isso porque traz em si e em seu quefazer pedagógico a marca da reflexão-ação.

O Livro Ensino Médio - História, Mobilização, Perspectivas está disponível para Downloloads aqui.

-----------------------------------------------

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES – Licenciada em História e mestra em

Avaliação de Políticas Públicas pela UFC. É doutora em Políticas Públicas

(UFMA) e professora da UFAL no Curso de Pedagogia e no Programa de

Pós-Graduação em Educação. Atua como professora no Mestrado em

Avaliação de Políticas Públicas da UFC. É líder do Grupo de Pesquisa sobre

Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE).

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS – Licenciado em História (UECE), mestre

em História Social (UFRJ) e doutor em Educação (UFPB). É professor da UERN,

no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação

em Educação (POSEDUC). Coordena ainda pesquisas sobre o mundo

do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio

Grande do Norte e Ceará, com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP.

Participa do projeto de extensão Laboratório de Estudos e Pesquisas em

Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE), na UERN. Atualmente, realiza

estudos de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação

(PROPED), na UERJ, com bolsa do CNPq.

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA – Licenciado em História (UFPB),

mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UERN) e doutor em

Educação (UFRN). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência

e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró, onde também é

líder do Grupo de Estudos “Educação e Complexidade” (GEEDUC-IFRN),

coordenador de pós-graduação e do Curso de Especialização em Educação

e Contemporaneidade (IFRN/Mossoró). É professor do Programa de Pós-

Graduação em Educação Profissional (PPGEP) no IFRN, Campus Natal,

na linha de pesquisa Formação docente e práticas pedagógicas para a

Educação Profissional e Tecnológica.