Olimpíada de Robótica do IFRN

Inscrições para V Olimpíada de Robótica já estão abertas

Equipes devem devem ter entre 2 a 4 alunos e só poderão ser inscritas por um responsável, servidor do IFRN

Publicada em 11/09/2019 Atualizada há 1 ano

A V Olimpíada de Robótica do IFRN está com inscrições abertas até o dia 22 de setembro. As equipes deverão conter entre 2 a 4 integrantes (todos regularmente matriculados nos cursos técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN) e serem inscritas por servidores do IFRN através do link: http://submissaosecitex.ifrn.edu.br/. A olimpíada é um dos eventos que compõe a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex).

As regras da competição são as mesmas utilizadas na Olimpíada Brasileira de Robótica 2019 (etapa estadual - parte prática - nível 2) e podem ser conferidas através do manual ou do vídeo explicativo. A validação das equipes participantes será divulgada em 3 dias úteis após o término das inscrições.

Ao final, os grupos que terminarem nas 3 (três) primeiras colocações receberão medalhas de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar).

Conheça a Olimpíada de Robótica do IFRN

O evento pretende promover divulgação da robótica no âmbito do IFRN por meio de uma olimpíada cientifica e visa apresentar aos jovens o mundo da ciência e tecnologia.

A robótica e a automação são áreas estratégicas para o país no caminho para o seu desenvolvimento. A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década.

Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e, portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

Sob o ponto de vista do ferramental tecnológico para educação, a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões.

Fonte: adaptado de OBR 2019.

Evento acontece na Secitex

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) é o maior evento científico e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Com o tema “Bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, a edição deste ano acontece em Mossoró, na Estação de Artes, de 16 a 18 de outubro.

Nos primeiros quatro anos, a Secitex somou cerca de 15 mil participantes inscritos e mais de 4 mil projetos de ciência, tecnologia, cultura e empreendedorismo recebidos. Neste ano, a previsão é que o evento ultrapasse os 15 mil no número de visitantes, uma vez que serão 3 dias de programação aberta ao público, no maior espaço de realização de eventos de Mossoró, segunda maior cidade do estado.

Acesse a página da Secitex e faça a inscrição da sua equipe na Olimpíada de Robótica do IFRN