UMDT

II Semana de Atualização Possibilita aos Alunos Oportunidade de Conhecerem Máquina CNC

Foi oferecido ao longo desta semana um curso básico de CNC para os docentes e técnicos do Campus e minicursos de CNC para os alunos do curso de mecânica.

Publicada em 05/09/2014 Atualizada há 12 meses

A visita da Unidade Móvel de Difusão Tecnológica (UMDT), da empresa DebMaq (representante da NARDINI) ao IFRN – Campus Mossoró é uma iniciativa do Coordenador de laboratórios, Valdecir Emanoel da Silva, do Coordenador do Curso Técnico de Mecânica, Wagner Lopes e da Direção-Geral da Instituição.

O Evento tem como objetivo capacitar os servidores e alunos da área oferecendo um curso básico de CNC para os docentes e técnicos do Campus, e minicursos de CNC para os alunos do curso de mecânica. “Quando um aluno entra aqui nós fazemos uma apresentação geral do que é a UMDT, o nosso objetivo é apresentar cada uma das máquinas que estão aqui no interior da carreta e por último falamos do CNC”, explica o engenheiro, responsável pela UMDT, José Orlando Aranha.

De acordo com o engenheiro, a Unidade Móvel é paulista e já percorreu todo o Brasil, há 11 anos eles vêm desenvolvendo esse trabalho de proporcionar aos alunos da área mais interação com as máquinas, pois possibilitando-os um contato direto com elas os alunos adquirem conhecimentos na prática, fugindo, assim, da teoria das salas de aula. “As nossas visitas acontecem assim: as escolas se inscrevem para nos receber, e o nosso desígnio principal é mostrar o que tem de novo e tecnológico no mercado, diz José Orlando Aranha. Esta é a segunda visita da UMDT ao Campus Mossoró.

A UMDT é uma ideia construída pela empresa privada DebMaq, o projeto foi desenvolvido visando criar uma função social que englobe a oportunidade dos alunos do país poderem conhecer máquinas CNC de perto, porque pouquíssimas escolas no Brasil dispõem de máquinas desse porte em seus laboratórios.“Os alunos têm muita curiosidade por essas máquinas, pois a maioria deles não conhecem uma máquina de controle numérica, porque geralmente eles estão habituados a lidarem com máquinas convencionais. Então, quando eles entram aqui é visível a surpresa deles, nós a percebemos de forma tão intensa que até já pensamos em fotografar as carinhas admiradas deles, enfoca o engenheiro.

No entanto, na medida em que a DebMaq realiza o seu papel social no país, ela também tem a oportunidade de divulgar os seus produtos, pois essa empresa importa e vende máquinas ao mercado.

Dentro da UMDT tem uma sala de aula onde são ministradas palestras e cursos sobre programação de máquinas. Nas aulas são passadas ideias de como funciona um programa de uma máquina CNC, “porque é interessante passar conhecimentos mais aprofundados sobre essa área. Porém, não estamos aqui ensinando literalmente a programar, mas passando uma noção um pouco mais enraizada de como é realizada a programação de uma máquina CNC, assim sendo, nossos ouvintes têm a oportunidade de ver o procedimento delas como ele deve ser feito, explica José Aranha.

Por essa ser uma área que está em constante evolução tecnológica é interessante repassar esses ensinamentos para todos que visitam a UMDT. “É também uma forma de trazermos a indústria para dentro das escolas, pois é bem diferente o funcionamento de uma máquina de CNC dentro de uma escola e lá na indústria. Conhecimento nunca é demais, o que se estuda hoje daqui há quatro anos pode ter pouca credibilidade, isso se tratando de tecnologia", orienta o engenheiro da UMDT.

Esse mercado é tão avançado que quando José Aranha teve a oportunidade de conhecer máquinas de controle numérico foi quando elas ainda não eram CNC, elas eram só de controle CN. “Depois desse tempo eu ainda passei por várias mudanças tecnológicas, observem que até o nome dela mudou, quanto mais o seu funcionamento. Precisamos está atualizados para podermos conquistar o espaço de trabalho que merecemos, mas sem perder a sensibilidade de ensinar aos outros”, diz.

O engenheiro relata umas das cenas que mais lhe marcou durante esses 11 anos de viagens pelo território brasileiro, “foi o comportamento empolgado de um aluno que me pediu para fazer uma peça, aí eu lhe disse, aperte este botão aí, ele o apertou e rapinho a peça ficou pronta. Ele ficou todo feliz dizendo o tempo todo que tinha feito uma peça, mas na verdade a máquina é automática e já estava programa. Ele teria que aprender a programá-la primeiro para poder fazer suas peças, mas a realização dele foi tão grande, ele ficou tão feliz que eu digo com toda certeza: dá prazer ensinar aos futuros profissionais de mecânica, finaliza, sorridente, José Aranha.

Confira as fotos da UMDT aqui