Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parque tecnológico

IFRN assina termo de cooperação para criação do Parque Tecnológico de Mossoró

Encontro aconteceu no Palácio da Resistência, sede do Governo Municipal

Publicada em 20/05/2019 Atualizada há 1 ano

Reitor Wyllys Farkatt reconhece a importância ecológica, econômica e social do Parque Tecnológico de Mossoró. / Foto: Greyce Veneranda

Na manhã desta última sexta-feira (17), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) assinou o protocolo de intenções para a criação do Parque Tecnológico de Mossoró. O projeto, que busca gerar conhecimento, emprego e renda para a cidade, conta com a parceria entre a prefeitura mossoroense e as universidades públicas do município: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), além do Sebrae, por meio da FIERN, e o Senac, através da Fecomercio.

O Parque Tecnológico é uma proposta que nasceu a partir da articulação entre Frank Felizardo, Chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da Uern, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto. Para Felizardo, a ideia é que o polo tecnológico contribua para novos conhecimentos, processos, serviços, produtos e uma boa renda para Mossoró. “Este projeto é um ‘sim’ para o desenvolvimento e crescimento da cidade”.

O Reitor do IFRN, Wyllys Farkatt reconhece a importância e firma a parceria com a iniciativa. “Este parque vai fazer com que Mossoró e região tenham um novo patamar de desenvolvimento ecológico, econômico e social, gerando qualidade de vida e renda para a população. O IFRN Mossoró completa 25 anos este ano, e nós não poderíamos deixar de estar presentes, para contribuirmos com a pesquisa e a incubadora tecnológica”.

Também esculpindo o projeto, a prefeita Rosalba Ciarlini destaca o grande potencial presente na cidade. “Utilizando toda esta estrutura educacional universitária que nós temos, queremos ser condutores para impulsionar o centro tecnológico de Mossoró e atrair novos parceiros e incentivos. É procurar o desenvolvimento da nossa terra, tendo como farol a inovação e a tecnologia”.

Lahyre Rosado informou que a próxima etapa consistirá em elaborar um grupo de trabalho estruturado e detalhado, para que seja estudado o melhor funcionamento e a composição do parque, a fim de que, brevemente, seja apresentado às instituições e comece a operar.

Por Greyce Veneranda