Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Acordo de Cooperação

IFRN assina Acordo de Cooperação com a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Mossoró

O acordo permite a oferta do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, na modalidade a distância, para apenados do presídio.

Publicada em 26/04/2018 Atualizada há 1 ano

Nesse dia 24 de abril, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, no Campus Mossoró, uma aula magna intitulada “Por uma ecologia dos saberes”, proferida pelo Reitor da instituição, Wyllys Abel Farkatt Tabosa.

A aula magna fez parte da solenidade de assinatura do termo de Acordo de Cooperação entre o IFRN e a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Mossoró, que permitirá a oferta do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (modalidade a distância), por meio do Campus de Educação a​ Distância do IFRN, para apenados do presídio. O termo foi assinado pelo Reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, pelo Diretor Geral do Campus EaD, Alexsandro Paulino de Oliveira, e pelo Diretor do Presídio Federal de Mossoró, Nilton Soares de Azevedo.

A mesa da solenidade do evento foi composta pelas autoridades acima citadas, bem como pela coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus EAD, Cristina de Souza, pelo juiz federal Orlan Donato Rocha, pela pedagoga da PFMOS, Jussara Oliveira, e pelo Diretor-Geral do Campus Mossoró, Jailton Barbosa, que discorreu um pouco sobre as expectativas da oferta do curso para a comunidade prisional.

“Cursos do Pronatec já foram realizados no presídio. Agora, temos um desafio maior, que é de um curso superior, em parceria com o Campus EaD, que está à frente dessa ação. Visitando a penitenciária pela manhã, ouvimos os internos e as expectativas são muito boas. É uma ação singular, que tem tudo para dar certo, se concretizar e ser ampliada”, destaca o professor Jailton Barbosa.

De acordo com Jussara Oliveira, pedagoga da Penitenciária Federal, os objetivos da educação em espaços de privação de liberdade são os de manter os reclusos ocupados de maneira produtiva, melhorar-lhes a qualidade de vida, promover mudanças de atitudes e comportamento, bem como proporcionar-lhes a obtenção de conhecimentos que perdurem para além da prisão, possibilitando, ainda, mudanças de valores.

No mesmo dia, durante o período da manhã, também ocorreu a visita do Reitor, dos Diretores-Gerais do IFRN e da Coordenação do Curso de Gestão Ambiental aos alunos no Presídio Federal de Segurança Máxima.