IDEMA

IDEMA promove evento para discutir Criação de Unidades de Conservação em Mossoró

A 1ª Oficina do Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal foi realizada no auditório do IFRN – Campus Mossoró, entre os dias 19 e 20, do presente mês.

Publicada em 20/05/2015 Atualizada há 1 ano

IDEMA/RN

A equipe do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA realizou, entre os dias 19 e 20, deste mês, a 1ª Oficina do Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal. O evento foi realizado no auditório do IFRN – Campus Mossoró.

O Diretor-Geral, em Exercício, e Diretor Acadêmico do IFRN – Campus Mossoró, Professor, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, participou da cerimônia de abertura do IDEMA desejando boas-vindas aos participantes do evento. “Iniciamos a nossa fala agradecendo aos organizadores da 1ª Oficina do Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal por ela ter sido realizada no IFRN. Sentimo-nos muito honrados em poder colaborar com um evento dessa magnitude. Pois, entendemos que iniciativas como essas são muito bem-vindas e necessárias para estimular a conscientização da população sobre a questão ambiental, bem como sobre o retorno que essa iniciativa poderá oferecer, inclusive, de viés social e econômico. O sentimento do IFRN é de parceria e de contribuição em ações desta natureza”, ressalta o Diretor.

O objetivo do evento era fortalecer os municípios quanto à criação de unidades de conservação municipal por meio dos fundamentos conceituais legais e dotar os gestores municipais e demais profissionais da metodologia utilizada para correta instrução do processo de criação de unidades de conservação municipal.

O público-alvo da 1ª Oficina do Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal foram os Gestores Públicos (Prefeito, Secretário, Coordenador e Sub Coordenador) de meio ambiente de 19 municípios do rio Grande do Norte, com interesse na criação de unidades de conservação municipal.

Dessa forma, visando discutir a criação de unidades de conservação por meio da capacitação dos gestores públicos foram oferecidas oficinas com debates sobre o processo de criação e gestão das Unidades.

Com uma carga horária de 12 horas, o evento contou com a participação dos seguintes Facilitadores: Natália Rodrigues, Joilson Marques, Pedro Leitão, Leonardo Brasil, Pedro Leitão, Prof. Rodrigo Guimarães, Iracy Wanderley, Rafaela machado, Daniel Rodrigo de Macedo, Drª Maria Isabel. Eles apresentaram temas ao longo do evento.

De acordo com o coordenador do NUC/Idema, Pedro Leitão, “a criação de novas unidades de conservação traz uma segurança quanto a preservação dos recursos naturais do nosso estado, e os gestores públicos precisam conhecer a potência ambiental que os municípios possuem para administrá-la da melhor maneira possível”.

Unidades de Conservação

As Unidades de Conservação da Natureza são espaços territoriais com características naturais relevantes e limites definidos, instituídos pelo poder público para garantir a proteção e conservação dos seus recursos naturais. De acordo com a Lei n.º 9.985 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), as UCs podem ser de Proteção Integral, garantindo a preservação total da natureza, ou de Uso Sustentável, que permitem seu uso de forma controlada.

Fontes: Programação oficial do evento, Site do IDEMA e Diretor do Campus