Grupo de Teatro ANDALUZ

Grupo de Teatro ANDALUZ Estreia no FESTUERN - 2014

Com ousadia e determinação o Grupo de Teatro ANDALUZ do Campus Mossoró se apresenta pela primeira vez no Teatro Dix Huit Rosado, ontem (15). “A arte é a junção de tudo que há no mundo para nos fazer feliz”, frisa o coordenador artístico. Igor Fortunato.

Publicada em 16/10/2014 Atualizada há 1 ano

Com ousadia e determinação o Grupo de Teatro ANDALUZ do Campus Mossoró se apresentou pela primeira vez no Teatro Dix Huit Rosado, ontem (15). O grupo é composto por 30 alunos e está sob a coordenação da professora de teatro Ana Luiza Palhano e do artista mossoroense, Igor Fortunato, e conta com a colaboração da professora de música, Mayra Elisa.

A estreia do grupo foi marcada pela apresentação dos espetáculos Sonhos de Uma noite no Sertão, uma livre adaptação, construída pelos próprios alunos a partir do clássico Sonhos de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, e Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna. A 10ª edição do Festuern está homenageando o teatro nordestino e um de seus maiores representantes, Ariano Suassuna, falecido recentemente.

“A peça Sonhos de Uma Noite no Sertão conta a história de Hermia, uma noiva que está prestes a se casar com Demétrius, um homem rico e do agrado do pai da jovem. Porém, a noiva ama Lisandro, um operário da fazenda de seu pai, ela acaba fugindo com ele. O enredo central da peça gira em torno do desamor, dos amores verdadeiros e da questão de viver de aparências para agradar ao próximo”, relata Igor Fortunato, Coordenador artístico da peça.

“O espetáculo Farsa da boa preguiça trata das questões referentes a constante ascensão e decidas que todos passamos na vida. O enredo gira em torno de Aderaldo Catacão, um homem rico que acaba perdendo tudo. Ele passou a vida explorando as pessoas e insultando-as, ao final da peça Aderaldo precisa de ajuda e ninguém quer ajudá-lo, enfim, ele não soube conquistar ninguém ao longo de sua vida. A lição que a peça passa é que na vida todos nós somos responsáveis pelos nossos próprios atos, e no futuro colheremos o que plantamos hoje”, enfoca Igor Fortunato, Coordenador artístico da peça.

Todos os alunos se apresentaram muito bem, encenaram de forma convincente e conquistaram a plateia. Os olhares eram atentos a cada movimento, as pessoas sorriam e aplaudiam os artistas da noite constantemente. Entre tantos destaques, temos Alícia Andrade, aluna do 3º ano, do curso de informática, ela representa Hermia, a noiva que foge com o homem que realmente ama. “A peça passa a ideia de que sempre haverão mudanças na vida, por isso não vale a pena conviver com uma pessoa que não amamos verdadeiramente, isso é sacrifício de tolo”, relata. E, revela o segredo de ter atuado tão bem no espetáculo, “gosto de interpretar, por isso quando soube da criação do grupo de teatro ANDALUZ me engajei rapidamente, diz”.

Cada personagem trazia consigo o dom de envolver os que estavam atentos aos espetáculos. O aluno Ruan Medeiros, do 4º ano, do curso de Eletrotécnica interpretou Oberon, um ser da floresta que tem poderes místicos, personagem da peça Sonhos de uma noite do Sertão. “Eu estou muito feliz e realizado de poder participar desse grupo”, enfoca. Antes da apresentação oficial, toda turma se reuniu de mãos dadas e fizeram exercícios vocais, relaxamentos e desejaram votos de confiança uns aos outros.

Além da união fazer a força, os alunos do grupo ANDALUZ são talentosos e dedicados, juntos eles deram o melhor de si, e arrasaram, fazendo um show digno de reconhecimento e aplausos por parte de todos os que estavam presentes no Teatro. Assim sendo, o resultado dos espetáculos não poderiam ter sido diferentes, por isso a professora Ana Luiza de Palhano está de parabéns pelo belíssimo trabalho desempenhado. Os alunos constantemente falavam nela com carinho e respeito, desejando que ela fique boa de saúde e volte logo.

“A arte é a junção de tudo que há no mundo para nos fazer feliz”, frisa o coordenador artístico. Igor Fortunato. Ele é o compositor de praticamente todas as músicas das peças.

Quem também teve uma participação toda especial para a realização das peças teatrais foi a professora de música, Mayra Batista. Ela é responsável pela trilha sonora das duas peças teatrais, sua contribuição foi bastante significativa para que as apresentações fossem o sucesso que todos viram. “Quando gostamos realmente do que fazemos e estamos engajados não podemos desistir dos nossos ideais, temos que lutar com todas as forças que temos, porque certamente nossos sonhos têm futuro”, fala com convicção. A arte é um ramo que tem muitas oportunidades, por isso vale a pena investir e se qualificar. “Nunca podemos desistir do que realmente queremos”, Mayra Batista.

“Trabalhar com teatro é uma experiência incrível, aprendemos a ter disciplina e um bom relacionamento com todos. A arte contribui para a educação e formação dos adolescentes, frisa a aluna do 2º ano, do curso de Informática, Thayná Yasmin. Ela representou a personagem Clara Bela na peça Farsa da boa preguiça, uma mulher astuciosa e apaixonada pelo poeta preguiçoso.

Diversos servidores do Campus, familiares e amigos dos estudantes foram ao teatro prestigiar as apresentações teatrais dos alunos. “Quero registrar a importância desse momento para nossos alunos, porque eles estão tendo a oportunidade de conhecer e praticar arte, são raríssimas as pessoas que têm essa oportunidade, por isso é importante ministrar a cadeira de artes nas escolas, pois ela contribui para a formação acadêmica e pessoal de cada aluno. Certamente, quando esses alunos forem adultos, eles terão mais gosto pela arte e poderão disseminar o valor do teatro e das artes em geral para as pessoas próximas, amigos e familiares”, finaliza Hélio Henrique, Diretor-geral em exercício do Campus.

Confira as fotos do Espetáculo Sonho de Uma Noite no Sertão AQUI

Confira as fotos do Espetáculo Farsa da Boa Preguiça AQUI