Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DESTAQUE NO FESTUERN - 1º E 2º LUGARES

Grupo de Teatro ANDALUZ conquista 1º e 2º lugares no FESTUERN – 2014

As peças apresentadas foram Sonhos de Uma noite no Sertão, conquistou o 1º lugar, e Farsa da Boa Preguiça, conquistou o 2º. A 10ª edição do FESTUERN está homenageando o teatro nordestino e um de seus maiores representantes, Ariano Suassuna.

Publicada em 23/10/2014 Atualizada há 1 ano

O resultado de muito trabalho, esforço, ousadia e determinação fez com que o Grupo de Teatro ANDALUZ, do Campus Mossoró, conquistasse o 1º e o 2º lugares no FESTUERN – 2014. Um destaque histórico para o grupo que é composto por 30 alunos e está sob a coordenação da professora de teatro Ana Luiza Palhano, do artista mossoroense, Igor Fortunato, e ainda conta com a colaboração da professora de música, Mayra Elisa. As premiações marcam a qualidade dos espetáculos, e com certeza refletem um futuro promissor.

A noite da estreia do Grupo de Teatro ANDALUZ foi mais que especial para todos os participantes, organizadores, familiares e os representantes do Campus que foram ao teatro prestigiar os espetáculos apresentados na 10ª edição do FESTUERN.

A professora Ana Luiza de Palhano está de parabéns pelo belíssimo trabalho desempenhado. Na noite da estreia, constantemente os alunos falavam nela com carinho e respeito, ansiosos que ela se recupere e volte logo. “AnaLu é uma excelente professora, tem um currículo fantástico e um dom de repassar o que sabe com sabedoria, suas aulas são muito bem ministradas. Ela cumpriu perfeitamente sua obrigação para conosco, pois o tempo todo foi talentosa e paciente. Com certeza, vamos levar essa experiência adiante com muito amor e dedicação. Enfim, desejo que ela sempre carregue dentro de si o precioso dom de ensinar. Essa conquista também é dela, diz com determinação, Samile Oliveira, aluna do 3º ano, do Curso de informática.

A professora de teatro, Ana Luiza, está ausente, no momento, devido a um problema de saúde. Ela é uma pessoa tão especial que os 30 componentes do grupo de teatro ANDALUZ aprenderam a apreciá-la como uma pessoa que valoriza o seu talento e faz dele a sua inspiração primordial para apostar no sucesso dos seus alunos. Por isso, professora receba nossos sinceros parabéns, pois sua competência profissional proporcionou que o grupo fosse o maior destaque do FESTUERN – 2014, conquistando o 1º e o 2º lugares.

“AnaLu, ofereço-lhe meus sinceros agradecimentos, porque sei que se não fosse através da sua iniciativa, criatividade e confiança em nós, nunca teríamos chegado aonde chegamos, ou seja, vitória em dose dupla na estreia do grupo ANDALUZ. Com certeza, esse momento foi uma oportunidade única para todos nós, ele foi marcado pela força de vontade e a capacidade de acreditar que juntos nós somos capazes. Obrigada por tudo que fez por nós, porque me lembro que mesmo você estando distante e precisando descansar, sempre atendia aos nossos contatos e nos orientava na medida do possível. Saiba que você é nosso melhor exemplo de vitória, nunca nos separamos de verdade. A sua participação foi a base do nosso sucesso e conquista. Enfim, juntos nós realizamos nossos sonhos! Felicita, João Victor, aluno do curso de Eletrotécnica.

A vitória do Grupo de Teatro ANDALUZ também foi marcada pelo reconhecimento da aluna do curso de Informática, Beatriz Soares, como a melhor artista a desempenhar o seu papel em cena no FESTUERN - 2014. Ela foi convidada a fazer parte da edição do “Oratório de Santa Luzia – 2014, como uma forma de reconhecimento do seu talento. Parabéns, Beatriz! “Eu realmente não esperava ser classificada como destaque, no entanto, confesso que fiquei muito feliz ao saber desse resultado, pois foi a primeira vez que apresentei, e até para mim essa notícia foi surpresa. Revela, Beatriz Soares.  

A alegria do elenco após a divulgação dos resultados é contagiante, todos os componentes do grupo estão muito felizes e com a sensação de dever cumprido. “Para mim, toda essa experiência tem sido bem divertida, não esperava literalmente ganhar, entrei como substituto no elenco e até agora já recebi diversos elogios. Estou gostando demais dessa experiência e até pretendo seguir carreira. Este prêmio veio na hora certa para estimular todos nós mais ainda, frisa o aluno Songjong.

Quem também está feliz e realizada é a professora de música, Mayra Batista, ela é a responsável pela trilha sonora das peças. “Sinceramente avaliando a qualidade das apresentações de nossos artistas eu dizia para mim mesma que eles iriam ganhar algum destaque no FESTUERN, agora conquistar de cara na primeira apresentação o 1º e o 2º lugares foi uma surpresa excelente para todos nós. Foi merecido, eles se esforçaram muito, para se ter ideia da dimensão da dedicação e do trabalho deles, até nas férias eles vinham ensaiar. Por isso, deixo a mensagem dizendo que eles nos inspira realmente, e que eles devem persistir e prosseguir naquilo que acreditam e realmente querem, porque os sonhos sempre valem a pena, parabeniza, Mayra Batista.

O FESTUERN

É o maior Festival de Teatro Estudantil do Rio Grande do Norte, e um dos maiores Festivais de Teatro Escolar do Brasil. Neste ano, o Festival está completando 10 anos, e para marcar essa data tão importante, foi lançado o Livro ‘FESTUERN – O ensino de artes no contexto escolar: Contribuições do Festival de teatro para escolas públicas do Rio Grande do Norte. Nesta edição, o FESTUERN - 2014 homenageia a linguagem teatral através do dramaturgo, teatrólogo e professor, Ariano Suassuna (Ariano Vilar Suassuna). Responsável por ampliar a visibilidade do teatro com temas da região nordeste, além de ser um dos principais idealizadores do movimento armorial. Seu nome foi escolhido frente às diversas atividades em defesa do teatro brasileiro e da construção de uma estética artística própria. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) através da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) com apoio da Secretaria de Educação do Estado e patrocínio da Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Lei Câmara Cascudo, realizará neste ano o Festival de Teatro da UERN, FESTUERN 2014.

O Festival preza por propostas artísticas que concebam a atividade teatral como uma combinação de atividades para o desenvolvimento global do indivíduo e um processo de socialização consciente e crítico. Por esta perspectiva, a montagem do espetáculo para o FESTUERN 2014 proporcionará experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança no desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas, e o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir em grupo. Nesta perspectiva de valorização do ensino de arte na escola, através da formação de educadores de artes e promoção de espetáculos escolares promovemos o FESTUERN, um dos maiores festivais de Teatro escolar do Brasil.

O Grupo de Teatro Andaluz

"Surgiu no campus Mossoró com a proposta de ser um lugar de formação permanente na linguagem teatral e como um lugar de encontros e intercâmbio de conhecimentos. Acredito que os processos de criação que conseguimos desenvolver com alunos dos turnos matutino e vespertino do Instituto até aqui, vêm mostrando que estamos no caminho certo, apostando no teatro como uma arte essencialmente coletiva, que nos faz crescer no convívio e na troca com o outro", explicita a diretora do grupo, Ana Luiza Palhano.

Síntese das peças teatrais:

“A peça Sonhos de Uma Noite no Sertão conta a história de Hermia, uma noiva que está prestes a se casar com Demétrius, um homem rico e do agrado do pai da jovem. Porém, a noiva ama Lisandro, um operário da fazenda de seu pai, ela acaba fugindo com ele. O enredo central da peça gira em torno do desamor, dos amores verdadeiros e da questão de viver de aparências para agradar ao próximo”, relata Igor Fortunato, Coordenador artístico da peça.

“O espetáculo Farsa da boa preguiça trata das questões referentes a constante ascensão e decidas que todos passamos na vida. O enredo gira em torno de Aderaldo Catacão, um homem rico que acaba perdendo tudo. Ele passou a vida explorando as pessoas e insultando-as, ao final da peça Aderaldo precisa de ajuda e ninguém quer ajudá-lo, enfim, ele não soube conquistar ninguém ao longo de sua vida. A lição que a peça passa é que na vida todos nós somos responsáveis pelos nossos próprios atos, e no futuro colheremos o que plantamos hoje”, enfoca Igor Fortunato, Coordenador artístico da peça.

Enfim, “Arte é a junção de tudo que há no mundo para nos fazer feliz”, frisa o coordenador multiartista (músico, ator, diretor, iluminador e figurinista) . Igor Fortunato. Ele também foi um dos grandes responsáveis pela qualidade artística dos espetáculos, ensaiou durante todo o recesso escolar com os alunos e compôs todas as músicas que foram executadas pela professora Mayra e os alunos nas apresentações, além de ter dado todo o apoio técnico e emocional aos alunos durante o período em que a diretora Ana Luiza se encontrou ausente. Igor Fortunato, receba os nossos sinceros agradecimentos e reconhecimento do seu talento profissional, sucesso!

O Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa, e do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique, parabeniza o Grupo de Teatro ANDALUZ pelas excelentes conquistas realizadas no FESTUERN - 2014.

Confira fotos dos componentes AQUI