Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Determinação

Estudante de Informática se classifica entre os melhores do país, no Enem

Gabriel Phelipe tirou 940 pontos na redação e fez excelentes provas.

Publicada em 21/01/2015 Atualizada há 1 ano

O estudante Gabriel Phelipe, concluinte do curso de informática, está classificado entre os melhores alunos do país, na realização do último Enem. Ele tirou 940 pontos na redação e fez excelentes provas. O objetivo de todo esse sucesso é a possibilidade dele ingressar no curso de medicina, um sonho que Gabriel tem desde criança. Ao que tudo indica, ele tem grandes chances de realizar seu sonho muito em breve.

 Perguntado sobre como ele encara o desafio de fazer o Enem, Gabriel Phelipe responde enfático: “o ENEM é o tipo de situação em que o aluno pode dizer que, definitivamente, uma grande parte de sua vida será definida por meio dele. Sendo um exame que contém um grande número de questões para serem respondidas num curto período de tempo, o ENEM é um desafio que, de certa forma, exige além de conhecimento, profunda concentração e domínio do nervosismo por parte daqueles que vão fazer a prova”, frisa.

O estudante também enfoca fatores que considera essenciais para a realização bem sucedida do exame, tais como: o local em que o aluno fará as provas, o nível de silêncio, o conforto das cadeiras, entre outros detalhes, todos eles são cruciais para o positivo desenvolvimento durante o teste. “De certa forma, ao falarmos em Enem, podemos dizer que também estamos entregues à própria sorte. Diante do exposto, posso dizer que encaro o ENEM como algo extremamente importante e bastante exigente”, explicita.

No entanto, apesar do desafio, não é impossível obter um resultado positivo no exame, a prova disso é o próprio Gabriel Phelipe, que tirou uma das melhores notas do país. “Sinceramente, posso dizer que a sensação é uma mistura de satisfação, orgulho e alívio. No segundo dia do exame, saí pelos portões convicto de que tinha realizado uma boa redação, mas não se pode ter a certeza disso até que a divulgação oficial das notas aconteça. Vestibulandos sabem muito bem como é isso. No mais, fiquei extremamente feliz quando soube", fala convicto.

Apesar do excelente desempenho de Gabriel Phelipe, ele garante que não é estudioso, apenas se dedica, de vez em quando, quando as necessidades estudantis o obriga. “Rio ao dizer isso, mas sinceramente não sou estudioso. Claro que sempre mantive compromisso com meus trabalhos, atividades e aulas. Nunca fui um aluno desleixado e desinteressado, mas também não me coloco como alguém bastante estudioso e esforçado. Durante meu ensino médio, as únicas matérias que eu realmente dava uma atenção especial eram Química e Biologia, pois são as minhas preferidas, gosto de estudá-las. A exceção, no entanto, aconteceu no ano de 2014, porque sabia que o ENEM estava chegando, por isso me dediquei assiduamente todos os dias. Montei uma rotina de estudos e me joguei de cabeça”, esclarece. O objetivo do aluno ter se dedicado ao ponto de se destacar no exame nacional é o ingresso dele na faculdade de medicina.

De acordo com o entrevistado, o IFRN – Campus Mossoró foi bastante satisfatório para sua formação, contribuindo de forma positiva para seu crescimento acadêmico e para um futuro melhor. “Com certeza, ao longo do curso, tive professores com um alto teor de conhecimento, sempre estavam disponíveis para mim, fosse pessoalmente ou através de e-mails”, relata. O estudante também faz menção relacionada à estrutura que a escola oferece aos alunos, dando-lhes todo o suporte que eles venham a precisar para realizarem seus estudos de forma coletiva ou individual.

“O Campus contribui, através de todos os recursos que ele disponibiliza, não só para mim, mas para diversos estudantes que têm a oportunidade de ingressar nesta unidade de ensino. A instituição é uma escola que sempre incita seus alunos a participarem de diversos projetos de pesquisa, extensão, eventos culturais e olimpíadas. Uma escola que, a partir de seu próprio esforço, consegue formar profissionais-cidadãos acadêmicos politicamente prontos para enfrentar o mercado de trabalho, a universidade e a vida”, enfoca.

Gabriel Phelipe encerra a entrevista dando dicas de como tirar boas notas no Enem, confira: “o melhor trunfo para ter êxito no exame e na redação é ter um bom estoque de leitura e informações, pois os corretores prezam bastante as redações que possuem referencial teórico e/ou informações históricas que possam, de alguma forma, se relacionar com o tema proposto", finaliza. Assim sendo, fica a dica do experiente aluno que tirou 940 pontos na redação, classificando-o entre as maiores notas do país. Parabéns Gabriel Phelipe, que você possa realizar o tão sonhado desejo de cursar medicina, ainda neste ano. Sucesso na sua nova jornada de estudos, que você colha um futuro a altura dos seus sonhos.