Gabinete Itinerante

Gabinete Itinerante proporciona interação entre gestores, servidores e estudantes visando melhorias para o Campus

A reunião tem por objetivo ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica, debatendo e trazendo elementos para uma construção melhor de cada Instituição.

Publicada em 27/08/2014 Atualizada há 1 ano

A iniciativa de criar o Gabinete Itinerante foi do atual Reitor do IFRN, Prof. Belchior de Oliveira Rocha. Logo quando foi eleito, ele achou conveniente visitar os Campi para tomar conhecimento do que está acontecendo em cada um deles. Para isto, foi desenvolvida a reunião que possibilita o diálogo entre os que compõem a Instituição em todo o Estado. “A ideia surgiu tendo como foco principal levar a presença da reitoria a cada Campus, periodicamente, três ou quatro vezes por ano. Quando fomos eleitos estabelecemos esse procedimento de o Reitor, Pró-Reitor e os Diretores-gerais levarmos diálogos à comunidade acadêmica, debatendo e trazendo elementos para podermos fazer uma construção melhor de cada Instituição”, esclarece o Reitor.

“Esse projeto só é capaz de se concretizar através do conhecimento do que está acontecendo nos Campis, por isso o Gabinete Itinerante é um passo para eu conhecer melhor a Instituição que eu dirijo, conhecer é mergulhar no ambiente, é ver o que está acontecendo no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração dos Campi. Assim sendo, o Gabinete Itinerante possibilita a gestão, aos servidores e professores e aos alunos um contato direto e aberto com o Reitor e Pró-Reitores, trazendo assim, diversas demandas e expectativas por parte de todos nós para podermos dialogar, e posteriormente encaminharmos as possíveis soluções com muito mais participação de todos. É uma gestão democrática, fazemos o melhor para sanarmos as causas apresentadas nas reuniões”, enfoca Belchior Rocha.

O Reitor explica, ainda, que as discussões apresentadas no Gabinete Itinerante a maioria delas são resolvidas, dentro do limite, é claro, já que o Reitor não tem como aumentar o orçamento dos Campis. “Nós conseguimos as soluções, muitas vezes, são ensejos simples que já estavam em andamento para serem solucionadas, outras são demandas que através de uma simples comunicação eficaz dentro dos Campis se resolvem, e as que não dependem de nós, enviamos ao Ministério da Educação e do Planejamento para serem resolvidas posteriormente”. De acordo com o Reitor, tudo se resolve, é só uma questão de tempo, comunicação e planejamento.

Solange Fernandes, diretora de gestão de atividades estudantis do IFRN, elucida que umas das vantagens que o Gabinete Itinerante proporciona aos alunos e merece destaque é a interação entre alunos e gestores da Instituição, pois essa reunião é um momento no qual os estudantes apresentam as suas causas estudantis visando melhorias, e o Reitor juntamente com os Pró-Reitores e os diretores-gerais dos Campis veem como resolvê-las, dentro de suas possibilidades. Essa interação serve até para ampliar a visão acadêmica dos nossos alunos, é um momento de amadurecimento para eles”, acrescenta. A diretora enfoca que todas as questões levantadas pelos alunos no Gabinete Itinerante são devidamente anotadas e avaliadas depois, pois esse é o objetivo dele, sanar problemas.

A cada realização do Gabinete Itinerante o IFRN procede de forma democrática para uma administração eficiente. O Sr. Belchior Rodrigues quando assumiu o cargo de Reitor só existiam 5 Campis no Estado, atualmente são 19 Campis em funcionamento e alguns estão sendo concluídos. O quadro de funcionários era composto por aproximadamente 500 servidores, hoje são mais de 2.000. Uma evolução que demonstra o quanto a atual gestão tem trabalhado com garra e determinação. “Em Setembro, o IFRN vai comemorar 105 anos. Em dezembro, o Campus Mossoró completará 20 anos, o resultado de esforço e compromisso com seus alunos. Isso precisa ser comemorado, pois as Instituições Federais têm ofertado ao mercado de trabalho profissionais qualificados e eficientes há mais de um século”, fala, entusiasmado, Belchior Rocha.

No dia 14 de maio foi aberta a campanha em comemoração aos 20 anos do Campus Mossoró, até o dia 12 de dezembro as festividades continuam com uma vasta programação que inclui todos que fazem parte dessa história. O Reitor Belchior Rocha, felicita o Campus: “Os 20 anos do Campus Mossoró é semelhante ao slogan do Presidente Juscelino Kubitschek, avançar 50 anos em 5. Pois, este Campus em 20 anos avançou 100 anos, ele é um Campus que se consolidou rapidamente, e faz com qualidade tudo quanto executa. Dessa forma, é uma Instituição de Ensino que tem dado uma contribuição significativa ao nosso Estado e ao nosso País, formando profissionais qualificados não somente como técnicos, mas cidadãos competentes e conscientes da sua responsabilidade social”.

“Acho que esse é o maior papel transformador que a gente pode ter na educação. O Campus Mossoró tem se mostrado eficaz no que faz, e tem dado resposta muito significativa nesse sentido. Parabenizo toda a equipe do Campus e aos alunos que aqui estão, os que já passaram e os que ainda hão de ingressar. São 20 anos que estão consolidados com sucesso, parabéns! Finaliza, o Reitor do IFRN.

Solange Fernandes, Diretora de Gestão de Atividades Estudantis do IFRN, também deixou sua mensagem: “Que os alunos do Campus Mossoró aproveitem ao máximo a oportunidade de ensino qualificado que eles estão tendo”.

O Gabinete Itinerante é um importante momento de encontro de diversos segmentos da gestão com os alunos, através do qual são debatidos assuntos de interesse institucional e acadêmico. Toda a comunidade acadêmica foi convidada a participar do Gabinete Itinerante realizado ontem ao longo do dia.

Confira algumas fotos do Gabinete Itinerante AQUI