Avanço no Trânsito

Fiscalização Eletrônica começa a funcionar após 4 meses do acidente com a estudante Ana Mota

“Que os imprudentes do trânsito aprendam a se colocar no lugar de quem é vítima, bem como de seus familiares e amigos”, diz Ana Mota.

Publicada em 01/10/2015 Atualizada há 1 ano

Na última semana de setembro, do ano vigente, começou a funcionar a fiscalização eletrônica, instalada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, em frente ao IFRN – Campus Mossoró.

Bem como, a determinação para que a velocidade permitida, em toda a rua, seja de apenas 30km. Um avanço para a segurança dos estudantes, principalmente, nos horários de pico, nos quais o trânsito costuma ficar mais intenso.

A Gestão do Campus Mossoró já havia solicitado, em outras oportunidades, à Prefeitura Municipal de Mossoró melhores condições de trânsito tanto em frente à escola quanto nas proximidades dela, objetivando evitar acidentes e garantir o direito de ir e vir dos alunos com segurança e dignidade.

A rua Raimundo Firmino de Oliveira, onde fica localizada a escola, é bastante estreita, o que acaba dificultando o trânsito. E para piorar a situação, algumas pessoas insistem em ignorar as leis de trânsito, a faixa de pedestre é um clássico exemplo desse péssimo hábito.

Devido à falta de fiscalização e a imprudência no trânsito, vários acidentes já aconteceram em frente à escola. O mais recente foi o da estudante, Ana Mota, de apenas 17 anos, do 3° ano, do Curso de Edificações. Ela foi atropelada quando atravessava a faixa de pedestre, por volta das 9h30, no dia 3 de junho, deste ano.

“Não consigo me lembrar de nenhum momento que antecedeu o acidente”, frisa Ana Mota. Ela foi socorrida no local e encaminhada ao hospital pela equipe do SAMU. “Desde então, passei a ficar a maior parte do tempo deitada, precisando de ajuda para tudo quanto precisasse fazer, tipo: tomar banho, ir ao banheiro, me trocar, me alimentar, enfim, fiquei totalmente dependente durante o período de recuperação”, lembra Ana.

O pai da estudante se encontrava no local no momento do acidente, “ele estava presente, tinha ido me pegar para irmos ao médico”, enfoca Ana. Em relação aos ferimentos e a gravidade do acidente, a estudante explica que teve fratura exposta no braço, fratura na bacia, pancada na cabeça e escoriações pelo corpo.

“Mas, apesar de tudo, posso dizer que este acidente serviu para que eu reforçasse a minha fé em Deus, e, também, para eu perceber o quanto é importante o apoio da família e dos amigos nesses momentos de dificuldades. Amo muito meus pais, agradeço pelo total apoio que eles me deram. Bem como, obrigada a todos que torceram pela minha recuperação. Saibam que as orações foram essenciais para a evolução do meu quadro”, reconhece Ana Mota.

No dia 10 de junho foi realizado, em frente à escola, um protesto denominado #SomosTodosAna, organizado por estudantes e servidores do Campus, visando conscientizar a sociedade mossoroense sobre a importância de se preservar as leis de trânsito em qualquer lugar, principalmente, em frente às escolas.

Na ocasião, os estudantes distribuíram panfletos aos condutores dos veículos que passavam pelo local. Bem como, usaram faixas contendo o seguinte slogan: Educação não se faz só em sala de aula. Exigimos respeito no trânsito. Alguns se deitaram na faixa de pedestres, como forma de homenagear Ana Mota.

“Considero essa atitude como uma das melhores iniciativas que o IFRN, por meio dos estudantes e servidores, já teve. Pois, ela foi muito necessária para conscientizar os motoristas que trafegam nas proximidades da escola”, reconhece Ana Mota.

A discente, Ana Mota, finaliza deixando uma mensagem aos motoristas que não têm o saudável hábito de respeitar as leis de trânsito: “Que os imprudentes do trânsito aprendam a se colocar no lugar de quem é vítima, bem como de seus familiares e amigos”.

Confira outras matérias relacionadas a este assunto, abaixo:

Aqui