Inscrições para Prêmio Guia do Estudante Santander se encerram hoje (18)

Os candidatos podem submeter seus projetos até às 18h do dia 18 de setembro. O público-alvo são Graduandos e Pós-graduandos matriculados em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

Publicada em 16/09/2014 Atualizada há 1 ano

O Prêmio Guia do Estudante – Destaque do Ano, que faz parte dos Prêmios Santander Universidades 2014, está na reta final do período de inscrições. As instituições interessadas em participar podem se inscrever em quantas categorias quiserem, além de ser possível a inscrição de mais de um projeto em uma mesma categoria. Vale lembrar que muitas inscrições foram iniciadas, mas não concluídas. Apenas concorrem ao Prêmio as inscrições finalizadas.

O Prêmio tem como objetivo reconhecer as instituições de ensino superior (IES) que mais se destacaram nos últimos doze meses – de julho de 2013 a junho de 2014 – em quatro aspectos do mundo acadêmico. Essas áreas – que são as próprias categorias – são definidas, em cada edição, de acordo com os temas mais relevantes para o desenvolvimento da educação superior em nosso país.

Inscrições

A premiação é aberta a todas as IES brasileiras. A inscrição, que pode ser feita por um docente ou gestor da IES (não importando o seu cargo), se dá por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, acessado pelo link abaixo:

Confira o Regulamento do Concurso “PRÊMIO SANTANDER EMPREENDEDORISMO 2014”AQUI

Categorias para 2014:

Inclusão: Identificar as IES que mais têm se destacado na criação e na implementação de programas de inclusão, de modo a garantir o acesso e a permanência na instituição de estudantes de baixa renda, provenientes de escolas públicas, indígenas, negros ou com necessidades especiais, entre outros.

Inovação no ensino: Reconhecer as IES que focam na melhoria da formação acadêmica de seus alunos por meio de práticas pedagógicas inovadoras, como metodologias ativas de ensino, aprendizagem significativa e baseada na resolução de problemas, teoria aliada à prática, interdisciplinaridade e educação empreendedora e para a inovação etc.

Formação docente: Apontar as IES que investem na capacitação e na formação continuada do seu corpo docente – com cursos, treinamentos etc – de forma a aprimorar a qualidade e o desempenho dos professores e melhorar a relação de ensino e aprendizagem dos seus estudantes.

Parcerias acadêmicas: Selecionar as melhores iniciativas desenvolvidas pelas IES que propiciem a troca de conhecimentos e experiências com outras instituições de ensino – nacionais e/ou estrangeiras – como intercâmbio acadêmico de alunos ou professores, parcerias para desenvolvimento de pesquisas ou projetos etc.

-- As inscrições podem ser feitas pela instituição como um todo ou por departamentos ou cursos específicos, de acordo com o que fizer mais sentido com a realidade de cada projeto.

-- Os projetos ou iniciativas descritos deverão, necessariamente, ter sido implementados. Serão considerados aqueles realizados ou que estavam em vigor entre julho de 2013 e junho de 2014.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a redação pelo e-mail premiodestaquesdoanoge@abril.com.br