Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Ex-aluna do Campus é aprovada no ITA

“Ainda não acredito que passei, parece um sonho... achava que não ia conseguir nunca, pois é muito concorrido. Mas deu certo, eu venci" (risos). Diz Ana, com expressão de felicidade no rosto.

Publicada em 11/01/2016 Atualizada há 1 ano

O Campus Mossoró recebeu, na última semana, a visita da ex-aluna do Curso de Eletrotécnica, Ana Luíza Lemos Cavalcante, 18 anos, recém aprovada no Curso de Engenharia Civil-AeronáuticaInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Uma conquista que exigiu anos de muito estudo, dedicação e autoconfiança da jovem estudante que renunciou festas e diversões para conseguir se preparar para a tão sonhada vaga de engenharia. “Ainda não acredito que passei, parece um sonho... achava que não ia conseguir nunca, pois é muito concorrido. Mas deu certo, eu venci" (risos). Diz Ana, com expressão de felicidade no rosto. Para poder ingressar no ITA Ana Luíza prestou dois vestibulares, passou no segundo.

Ana Luíza fez vestibular no período de 15 a 18 de dezembro de 2015, o resultado foi divulgado no dia 30, do mesmo mês. A jovem viajará, com destino ao ITA, no dia 14 de janeiro com o objetivo de se apresentar ao instituto no dia 17. Estando lá, o período de 17 a 22 de janeiro será destinado à adaptação acadêmica dos calouros, cujo tempo será destinado à realização de alguns serviços militares, visando situar os novatos na nova jornada de estudos.

Ainda sem acreditar na vitória de ter conquistado uma vaga no ITA, Ana Luíza revela: “Eu fui e acreditei, acho que o segredo é esse, acreditar nos sonhos que se tem... Se nós não acreditarmos ninguém vai acreditar por nós. Dessa forma, concluo: Só indo buscar o que realmente queremos é que poderemos conseguir tornar em realidade o que sonhamos, é isso”, revela Ana, encantada com a nova realidade que se transformou a sua vida. A estudante está bem informada de como será sua jornada de estudos no ITA, ela nos explicou que nos dois primeiros anos de academia todos os alunos pagarão as mesmas cadeiras de engenharia, no entanto, depois desse período cada discente seguirá pagando as cadeiras específicas de cada área de engenharia, escolhida no processo seletivo.

De acordo com Ana Luíza, após dois anos de estudo no ITA os alunos adquirirem conhecimentos que possibilitam aos discentes efetuarem várias iniciativas na área de estudo, “como exemplo cito o ITA Júnior, esta ação frisa, especificamente, a área de consultoria; uma oportunidade cuja iniciativa possibilita aos alunos realizarem, na prática, o que eles almejam em suas carreiras profissionais”, explica Ana. Enfim, tais abordagens de conhecimentos proporcionam aos alunos decidirem em quais áreas eles querem, realmente, se especializar para poderem colocar em prática seus aprendizados no mercado de trabalho, posteriormente. “Isso mesmo, absorvendo essas iniciativas nós poderemos ter a certeza do que queremos fazer pelo resto da vida, complementa Ana”. Empolgada ela ainda acrescenta: “Eu quero aproveitar e participar bastante das iniciativas que me forem oferecidas pelo ITA, para eu poder me situar e ter a certeza de qual área, realmente, irei atuar no futuro. Mas, a que tenho em mente, hoje, é a de consultoria bancária”. Com toda essa visão e vontade de aprender, sem dúvidas Ana será a profissional competente e capacitada que todas as empresas ou instituições idealizam. A típica profissional atualizada do século XXI, que conhece seu potencial e sabe aproveitar o que lhe é oferecido.

Experiente em séries de jornadas de estudo, dedicada e vencedora de seus sonhos Ana deixa sua mensagem de incentivo aos jovens que também sonham com um futuro melhor e mais promissor, tendo como base, primordial, a educação: “Primeiro, devemos acreditar que os sonhos são possíveis de serem realizados, pois muitas pessoas partem do pressuposto de que são impossíveis. Segundo, não podemos desistir nunca das nossas metas, mesmo que elas pareçam inalcançáveis. É verdade que é difícil conquistarmos nosso espaço dentro dos melhores centros de estudo e trabalho, porque os processos seletivos são muito concorridos, mas, analisando essas questões pelo viés positivo; tudo está aí sendo ofertado para todos, basta que tenhamos paciência e nos preparemos da melhor forma possível para cumprir com o nosso papel de competidor a altura, e no fim, certamente, vai dar certo”. O tempo coloca tudo em seu devido lugar, basta sabermos esperar e termos a sensibilidade necessária para percebermos os fatos como eles são.

Em relação ao aprendizado adquirido no Estado do Rio Grande do Norte, a estudante explica que foi muito bem preparada pelas escolas que frequentou em Mossoró. “Nesta cidade firmei o alicerce da minha base preparatória estudantil, isso também foi definitivo para eu ser aprovada no curso de Engenharia Civil-Aeronáutica. Posso frisar que no IFRN – Campus Mossoró eu aprendi muito, especificamente os assuntos relacionados à disciplina de Física, uma matéria que, para mim, foi definitiva para o sucesso da minha aprovação no ITA. Agradeço a todos que fizeram parte do meu aprendizado, principalmente a minha família,” reconhece Ana Luíza.

O ITA é uma instituição de ensino superior (IES) do Comando da Aeronáutica considerado uma das melhores IES do Brasil, possui seis cursos de graduação, com duração de cincos anos cada um, e pós-graduação em áreas ligadas à engenharia, principalmente, no setor aeroespacial. A instituição faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos - SP, a 85 km de São Paulo, e a 320 km do Rio de Janeiro.

Enfim, o ITA é especializado nas áreas de ciência e tecnologia, no Setor Aeroespacial. Criado em 1950 por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado, hoje, um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Para mais informações sobre o ITA, acesse: http://www.ita.br/

O IFRN – Campus Mossoró, em nome do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, dos demais Diretores, Docentes e Técnico-Administrativos, parabeniza a ex-estudante, Ana Luíza Lemos Cavalcante, pelo ingresso no ITA; uma conquista que é digna da parabenização, reconhecimento e admiração de todas as pessoas que entendem que a educação é um fator eficaz, justo e transformador do meio social. Mediante a conquista, desejamos que seus exemplos de estudo, dedicação e conquistas permaneçam na lembrança dos estudantes que sonham tão alto quanto você, Ana Luíza.