Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Olimpíada de Robótica

Estudantes participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Etapa regional aconteceu em Natal

Publicada em 13/09/2016 Atualizada há 1 ano

O IFRN/Campus Mossoró esteve representado na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que teve sua etapa regional sediada em Natal, na semana passada. O Campus participou com 3 equipes, cada uma composta por 3 alunos. Todas receberam Menções Honrosas e certificado de participação.

 A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq, que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A partir de agora os alunos intensificam a preparação para participarem da SECITEX, que acontece de 23 a 26 de novembro, no Campus Parnamirim. “Conseguimos desenvolver habilidades que nunca esperamos. Em duas horas conseguimos resolver tantos problemas que se tivéssemos mais um mês não resolveríamos. Isso só nos mostra o quanto progredimos com essa olimpíada. Que venha a SECITEX”, destaca o estudante Elder Ramon. No ano passado o Campus Mossoró também esteve presente na SECITEX e conquistou a 3ª colocação.

A participação dos estudantes na OBR é muito importante, visto que, a robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década. Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e, portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

 

O Campus parabeniza os estudantes e Professores Orientadores pela dedicação e deseja boa sorte na preparação e na próxima jornada.