Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OQRN

Estudantes conquistam premiações na XVI Olimpíada de Química do RN

Esta é mais uma vitória para a história de sucesso dos alunos olímpicos desta instituição de ensino que "Forma com Educação e Cidadania".

Publicada em 08/12/2015 Atualizada há 1 ano

Quatro alunos do Campus, Luan, Pedro, Ariadne e Ariane,foram classificados entre os destaques da Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte – 2015. Esta, é mais uma vitória para a história de sucesso dos alunos olímpicos desta instituição de ensino que Forma com Educação e Cidadania, há 20 anos.

Os estudantes do Campus costumam marcar presença nas competições olímpicas com determinação e ousadia, apostando sempre no conhecimento, esforço e preparação diária. Dessa forma, o resultado é o que todos subentendem: vitórias e premiações! As olimpíadas escolares contribuem diretamente para fortalecer a interação, o aprendizado e a autoestima dos alunos.

Para Denilson Maia, professor de química da instituição, é de suma importância a participação dos alunos em eventos como esse, pois as chamadas olimpíadas das disciplinas do ensino médio têm como objetivo estimular os estudantes a se envolverem mais com os conteúdos da ciência em questão, neste caso específico: Química. “É uma motivação adicional face ao processo de formação em que os alunos se encontram no momento, isto é, a escolha da profissão a seguir”, enfoca.

O professor Denilson esteve à frente organizando a participação dos estudantes na edição - 2015 da OQRN, “a minha participação foi a de inscrever os alunos interessados em participar, por meio deste site: ”, revela.

De acordo com o docente, o processo de participação dos estudantes acontece da seguinte forma: a olimpíada dispõe de três modalidades, para cada uma delas a instituição de ensino pode inscrever até cinco discentes; o processo seletivo para escolher os respectivos alunos é feito pelos próprios professores da escola, conforme os critérios de seleção adotados por eles; e por último, os alunos realizam provas com questões objetivas e discursivas. 

Ao contrário de algumas escolas que dispõem de equipes preparatórias para ajudar na preparação de seus estudantes, Denilson Maia ressalta que no Campus não foram realizadas nenhuma preparação específica; nem tampouco qualquer tipo de "treinamentos" visando ajudar os alunos que participaram da mencionada olimpíada.

Dessa forma, infere-se que o resultado dos alunos na OQRN – 2015 é fruto do esforço e dedicação de cada um deles. “Nossa alegria é duplicada ao sabermos que mesmo concorrendo com alunos que foram preparados para as provas da olimpíada, os nossos se destacaram revelando, assim, a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo IFRN/MO”, diz Denilson, fala com a satisfação de dever cumprido.

Um dos destaques da olimpíada que conquistou medalha de ouro foi o discente Luan Lincoln, do 3º ano, do Curso de Informática.

Confira as classificações dos quatro premiados na OQRN – 2015, abaixo:

LUAN LINCOLN CUNHA RIBEIRO – Medalha de ouro na OQRN (Modalidade B)

ARIANE GOMES FARIAS – Medalha de bronze na OQRN (Modalidade A2)

ALAN PEDRO VASCONCELOS MARTINS – Medalha de bronze na OQRN (Modalidade A2)

ARIADNE GOMES FARIAS – Menção honrosa na OQRN (Modalidade A2)

O Professor Denilson classifica esse importante momento de vitória e conquistas escolar dos alunos com “sentimento de satisfação ao perceber que nossos estudantes conquistaram tais resultados por mérito próprio. Sabe-se que a parceria do trabalho realizado pelos professores de química, em sala de aula, também foi fundamental para a conquista deles”, enfoca.

O Campus Mossoró, por meio da Direção-Geral, Diretoria Acadêmica, Docentes e Técnico-Administrativos parabeniza as conquistas dos alunos, bem como deseja que esse excelente resultado seja motivo de exemplo para os demais estudantes.

Retranca: Reconhecimento Profissional

Em relação ao referido professor, ele é o típico profissional que merece respeito na área da educação, pois Denilson cumpre com seu papel social de educador com competência e dedicação. Por isso, ele é reconhecido e admirado por vários de seus alunos; estes sempre que são procurados falam muito bem do mencionado docente que está disposto a transmitir conhecimento com segurança, sabedoria e amor.

Ele faz das palavras a arte do saber e do ensinar, transforma seu próprio conhecimento na arte de plantar sementes, estas no tempo certo vingarão e darão seus frutos capazes de iniciarem novos círculos de aprendizado e conhecimento.

Enfim, Denilson é um exemplo de pessoa inteligente e carismática que luta pela inclusão social, o aprendizado e o bem estar dos alunos. Isso nos faz acreditar que estudar, realmente, vale a pena por, ainda, se tratar do caminho social eficaz que pode modificar vidas ao proporcionar oportunidades nunca imaginadas àqueles que não se preparam. Uma simples palavra pode edificar uma pessoa, assim como destruí-la; tudo dependo do contexto em que ela for empregada.