Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto DNKB

Estudante do Campus desenvolve Projeto DNKB e pede Apoio para seu Trabalho Artístico

O objetivo desta matéria é divulgar o trabalho do estudante João Victor e incentivar as pessoas a se tornarem colaboradores e apoiadores do seu Projeto DNKB. Participe desta história, participe desta iniciativa. Incentive o trabalho artístico dos jovens brasileiros.

Publicada em 26/03/2015 Atualizada há 1 ano

O principal objetivo desta matéria é divulgar o trabalho do estudante João Victor e incentivar as pessoas a se tornarem colaboradores e apoiadores do seu Projeto DNKB. Participe desta história, participe desta iniciativa. Incentive o trabalho artístico dos jovens brasileiros, acesse o site AQUI e faça já sua doação no valor que você puder. Conheça abaixo a história do estudante do Campus que criou uma das primeiras séries de Mangá brasileira.

O estudante do 3º ano, do Curso de Informática -Técnico Integrado, do Campus Mossoró, João Victor de Albuquerque Duarte Lima, está se destacando no mercado das produções de histórias em quadrinhos, tendo como público-alvo crianças e jovens, entre 6 e 14 anos. O estilo escolhido para as obras é o japonês, “porque os personagens nesse gênero têm uma carga emotiva maior, o que gera um grande impacto, pois somos a geração que crescemos apreciando-os, por isso são tão especiais para todos nós”, relata. No próximo ano o estudante vai fazer intercâmbio no Japão, com o objetivo de estudar animação de desenhos.

Há 4 anos, João Victor iniciou sua carreira artística, na época tinha apenas 14 anos. Daí então, nunca mais parou de produzir desenhos. Intensamente vem desenvolvendo a arte que promete revolucionar o interesse do seu público-alvo. “Comecei assistindo esse tipo de trabalho como leitor e consumidor, depois passei a me apropriar tanto dos termos técnicos quanto dos gêneros escolhidos. Depois, tentei repassar a minha própria mensagem por meio dos personagens que crio, da forma que encaro os horizontes do mundo, visando demonstrá-la as crianças com amor”, enfoca o estudante.

As histórias em quadrinhos têm o intuito de despertar novos sentimentos e experiências nas crianças, como a importância da formação dos laços afetivos, os valores morais e a seriedade de se acreditar nas concretizações dos sonhos. “Pois, ao nos unirmos conseguiremos, por meio dos nossos próprios esforços, fazer com que nossos sonhos transmutem-se em realidade”, frisa o produtor deMangá.

O objetivo do trabalho produzido pelo estudante é levar, por intermédio da indústria de entretenimento, mensagens que preguem um futuro melhor para as crianças e jovens que tenham acesso ao trabalho desenvolvido. “Minhas produções são feitas para levar os consumidores a refletirem nas mensagens transmitidas pelos personagens, e também tem a iniciativa de ajudar as pessoas a acreditar num mundo melhor e mais justo”, ressalta. De acordo com João Victor, suas produções são baseadas no seu próprio talento, pois ele cria cada personagem e desenvolve todas as histórias associando à vontade de trabalhar com amor. Isso mesmo, o amor é a maior inspiração do produtor de Mangá, pois:

“As pessoas precisam viver em paz. Acredito na força do universo, se seguirmos bem essa força tudo vai dar certo, pois todos encontrarão o seu devido caminho e serão felizes. Aprendemos o que é certo observando os nossos erros, por isso podemos afirmar que uma pessoa quando está bem consigo mesma ela jamais conseguirá praticar o mal contra as outras pessoas”, reflete João. Assim sendo, entende-se que a maldade que um homem pratica é o reflexo de um eu interior ferido ou desestruturado. Quem é feliz semeia o bem.

A inciativa do trabalho do estudante não é desenvolvida visando apenas fins lucrativos, “se isso tiver que acontecer, que seja por consequência do fruto do trabalho realizado, nunca por interesse próprio. Pois a maior preocupação é levar reflexões às pessoas. Somos matéria e ao mesmo tempo somos espírito, alma e coração, por isso precisamos alimentar todos esses lados para que tudo corra bem conosco”, esclarece.

O trabalho que João Victor realiza, futuramente, poderá ser adaptado para outros gêneros, tipo: “começa como história em quadrinhos e depois podemos adaptá-las para lançarmos jogos interativos ou produzirmos séries animadas”, explica. O estilo de desenhos japonês, adotado pelo estudante, é uma área bastante promissora.

Além de escrever histórias em quadrinhos e desenhar seus personagens, o estudante João Victor é músico, ele já compôs aproximadamente 150 músicas e melodias. No entanto, ainda não as gravou por falta de tempo e de oportunidade. João também é escritor, atualmente ele está escrevendo um romance com o objetivo de participar de um torneio de literatura brasileiro. A obra denominada ‘A escultura da virgem de gelo’, retrata a história de um esquizofrênico que se apaixona por uma de suas ilusões. Em seguida, ele faz uma estátua representando a moça (ilusão) que ele acredita existir. Ele também é autor da obra ‘O corvo de Deus’, explicita.

Mediante o exposto, pode-se concluir que o estudante é puro talento e sinônimo de inteligência. Recentemente, ele foi aprovado nos cursos de Cinema, em Curitiba, e no de Letras Japonês, em São Paulo. No momento, o estudante não poderá cursar nenhum dos cursos porque ele ainda não concluiu o ensino médio.

Atualmente, com 18 anos, João já leciona aula de língua japonesa, em cursos de línguas estrangeiras. Aprendeu a falar japonês treinando com um amigo e estudando sozinho. Também já participou de vários torneios nacional e internacional, referentes à Catarse. João é um exemplo de jovem que conquista seu espaço desempenhando bem o trabalho que gosta.

O Projeto Dnkb é divulgado no Site de autoria do próprio autor. Confira todas as criações de João Victor AQUI. “Em breve, estarei postando as novidades e os avanços do Projeto DnKb. De antemão, já demonstro aos meus colaboradores e apoiadores votos de gratidão, pelas contribuições, pelas divulgações nas redes sociais, pelo imenso carinho, enfim, por tudo! Estou imensamente feliz e honrado em iniciar este novo projeto ao lado de cada pessoa que acredita nele. Ressalto que o apoio é fundamental para o crescimento dos artistas independentes”, ressalta.

Faça sua doação AQUI.

João Victor finaliza a entrevista falando sobre sua satisfação em poder trabalhar fazendo o que gosta. Tão jovem, tão inteligente e tão experiente, ele se encaixa na frase que diz: “Sabe o que quer e quer o que sabe”. Com certeza, esse é o segredo para ele obter um futuro brilhante. "Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto, é realidade", idealiza.

Quer saber mais sobre o trabalho de João Victor? Acompanhe as atualizações do Projeto Dnkb semanalmente, AQUI, no Catarse. Confira abaixo os endereços, e siga-o nas redes sociais!

https://www.catarse.me/pt/dnkb?ref=explore

https://www.facebook.com/pages/Death-no-Kingbots/367522660116832

Ou diretamente no perfil de João Victor.
https://www.facebook.com/djonyduartte

Catarse é um termo de origem filosófica, cujo significado é limpeza ou purificação pessoal. O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica. Daí vem o entusiasmo criador que inspira João Victor a levar mensagens de otimismo às pessoas que se interessam por seu trabalho.