Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Exemplo Profissional

Ex-aluno do Campus é destaque na Inform - Ed. 5, ao frisar a importância de atuar como bolsista

“A experiência de participar do programa Bolsa de Iniciação Profissional do IFRN, em Mossoró, marcou significativamente a minha trajetória profissional e pessoal”, enfatiza Cesar Barros.

Publicada em 25/08/2015 Atualizada há 12 meses

O ex-estudante do IFRN – Campus Mossoró, Cezar Macedo Barros, Servidor Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Jornalista da Rádio Universitária FM (88,9) e mestrando em Estudos de Mídia, na UFRN, relembra com carinho o tempo em que estudou no Campus, entre 2003 e 2007. Entusiasmado, ele classifica-o como: “das coisas boas que guardei”.

Durante esse período, Cezar Barros trabalhou como bolsista, na biblioteca do Campus. Uma experiência que proporcionou ao discente oportunidades trabalhistas que marcaram, positivamente, o início da sua carreira profissional. Isto é, um cidadão trabalhador, consciente do seu papel social e das suas responsabilidades. Um comportamento ético que desempenha até hoje em suas atribuições na UFRN. “A experiência de participar do programa Bolsa de Iniciação Profissional do IFRN, em Mossoró, marcou significativamente a minha trajetória profissional e pessoal”, enfatiza Cesar Barros.

Após concluir o ensino médio, Cezar Barros ingressou no Curso Técnico Subsequente em Desenvolvimento de Software, também no Campus Mossoró. Na ocasião, ele voltou a participar do programa Bolsa de Iniciação Profissional, no setor de Serviço Social, ao lado da Assistente Social, Magnólia Rocha. “Uma profissional a quem serei sempre grato pelos ensinamentos e pela amizade”, revela o ex-estudante.

De acordo com Cezar Barros, os discentes precisam muito do apoio prestado pelo programa Bolsa de Iniciação Profissional, pois ele possibilita aos alunos uma renda extra como forma de apoio, principalmente, para os que moram fora de Mossoró e precisam se locomover, diariamente. Bem como, aos estudantes que necessitam alugar casas e até dividi-las com outros alunos, visando alugueis mais acessíveis. Além da importância financeira, o programa também possibilita, sobretudo, aprendizado profissional.

Mediante o exposto, vale a pena conhecer o exemplo de quem soube aproveitar cada oportunidade que surgiu ao longo dos estudos. “Ao desenvolver minhas atividades de apoio técnico-administrativo, no Campus Mossoró, tive a oportunidade de saber e de entender como se estabelecem os relacionamentos no espaço destinado ao trabalho, assim como a importância do esforço para manutenção de uma convivência harmoniosa”, relembra Cezar, consciente da importância dessa época.

Cezar Barros ainda chegou a atuar na Coordenação de Extensão da Unidade prestando assistência técnica aos cursos de formação inicial e continuada. Em meio a tanto esforço para aprender a ser competente em tudo quanto realiza, Cezar define mais esse importante momento de sua carreira profissional: “essa experiência administrativa foi importante para o desempenho das minhas funções em um futuro próximo,” afirma. Isto é, as funções que Cezar se refere estão relacionadas, diretamente, com as atribuições que ele desempenharia, meses depois de sua saída do Campus Mossoró, ao assumir um cargo público, na UFRN. Assim sendo, ele confirma: “inicialmente, meu trabalho na UFRN relembrava minhas experiências como bolsista, todas elas foram fundamentais para eu exercer melhor meu papel como servidor público”, frisa realizado.

Atualmente, Cezar Barros trabalha como Jornalista na UFRN. Ele tem sob sua responsabilidade alguns bolsistas, consciente da importância que esse período representa na carreira profissional de cada um dos estudantes, Cezar se esforça, ao máximo, para conduzi-los pelo caminho do sucesso profissional. “Sem dúvida, os impulsionarei em suas trajetórias pessoais de vida e de trabalho, assim como a bolsa no CEFET-RN, antigo nome do IFRN - Campus Mossoró, me impulsionou”, enfoca.

O Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, dos Docentes e dos Técnico-Administrativos, parabeniza o ex-estudante, o atual profissional competente e dedicado, Cezar Macedo Barros, desejando que você cada vez mais encontre o caminho do sucesso profissional e da realização pessoal.

Encerramos esta matéria com as sábias palavras do destacável profissional que soube vencer as dificuldades e os momentos difíceis que apareciam em seu caminho, no tempo em que ele era estudante, transformando-os em esperança, lutando para conseguir um futuro melhor e mais digno, por meio da educação. “Não tenho dúvidas de que as experiências, as dificuldades, o aprendizado e os relacionamentos que vivenciei como bolsista me moldaram para ser o profissional que sou hoje”, finaliza Cezar Barros.

Fonte: Inform – Informação em Movimento – Revista do IFRN Ed. 5/ Ano 2/ Nº 2 / 2º Trimestre de 2015.