Castanha Digital

Equipe Castanha Digital apresenta o jogo “Prova dos Sonhos” à amostra do Desafio Gamedu, hoje(24), em Natal.

A equipe do Campus está classificada entre as 10 finalistas da competição. A premiação das 3 equipes vencedoras será realizada no dia 25 deste mês.

Publicada em 24/10/2014 Atualizada há 12 meses

A Equipe Castanha Digital composta pelos alunos Marcelo Augusto (2º ano), Mariana Veloso (2º ano), Pedro Augusto (3º ano), Wyklify (3º ano) e Ryllari Raianne (4º ano), todos do Curso Integrado de Informática, sob a orientação do Professor Me. Abrahão Lopes, criaram o jogo educativo Prova dos Sonhos”. A equipe do Campus foi classificada entre os 10 finalistas do Desafio Gamedu.  A premiação das 3 equipes vencedoras será realizada no dia 25 deste mês.

O jogo possui como personagem principal o Ifinho, um estudante esforçado e que busca sempre aprender. Durante uma noite de estudos em véspera de prova, Ifinho acaba dormindo por cima do seu livro e entrando nele. O objetivo principal do jogo é fazer com que o jogador ajude Ifinho a sair do seu livro, passando por fases que representam disciplinas do ensino básico, recebendo dicas e respondendo todas as perguntas, pois só assim Ifinho irá aprender todo o conteúdo para a prova.

O Desafio Gamedu foi criado pela UFRN e o IFRN, para mais informações sobre a competição, acesse: http://desafio.gamedu.net/2014.

Hoje (24), os alunos que compõem a equipe Castanha Digital foram a Natal – RN com o intuito de apresentarem o jogo Prova dos Sonhos” à amostra que será realizada para esse objetivo, sob a coordenação dos responsáveis pelo Desafio Gamedu. E, amanhã (25) acontecerá a cerimônia de encerramento, na qual 3 equipes sairão de lá premiados, ocupando os 1º, 2º e 3º lugares.

“Para nós é muito gratificante termos chegado a fase final do desafio, porque foi um longo período de capacitação e treinamento para nossa equipe se enquadrar no mercado da competição. Inicialmente, não tínhamos a ferramenta para desenvolver o jogo, por isso começamos literalmente enfrentado desafios, mas deu certo. Competir com pessoas que estão na área da computação a mais tempo do que nós e, mesmo assim, conseguirmos nos classificar entre os 10 finalistas é uma vitória inexplicável”, relata a líder da equipe Castanha Digital, Mariana Veloso.

Os jogos desenvolvidos para o Desafio Gamedu se encaixam no perfil educacional, tendo como principal finalidade divertir os jogadores ensinando questões relativas a diversas disciplinas, tais como: matemática, português, ciências, etc. Um outro detalhe importante que merece ser destacado aqui é que os jogos do Desafio Gamedu não têm finalidade de serem comercializados, ao contrário, “eles foram criados objetivando estimular os estudantes da área de informática a se dedicarem cada vez mais ao mercado da criação de jogos educativos. Por isso, os próprios responsáveis pelo concurso oferecem aos participantes cursos com o objetivo de orientá-los no procedimento de como produzir corretamente os jogos, frisa a aluna, Ryllari Raianne.

Esses cursos de capacitações são disponibilizados aos alunos por meio de vídeo aulas, nas quais diversos jogos são sugeridos a eles visando aperfeiçoá-los. “Depois, veio a segunda parte do desafio, quando nós tivemos que produzir o nosso próprio jogo preservando o perfil educacional exigido pelos organizadores da competição, para podermos competir com os outros inscritos no Desafio Gamedu”, diz Mariana Veloso.

A equipe Castanha Digital realizou aulas e atividades à distância, a ferramenta trabalhada para a criação dos jogos chama-se CONSTRUCT 2. De acordo com os organizadores do evento, nesta semana os jogos do Desafio Gamedu já estão disponíveis para o público jogar na CIENTEC – WWW.cientec.ufrn.br e a partir do dia 25, dia da premiação final, durante o I Workshop de Programação de Jogos Digitais na Educação Básica htpp://workshop.gamedu.net ocorrerá a premiação das 3 melhores equipes.

O Desafio Gamedu é Muito mais que uma competição, é um evento para estudantes interessados em capacitar-se em desenvolvimento de jogos digitais. Através de um ambiente virtual, os participantes serão capacitados e incentivados a empregar sua criatividade para a criação de seus games. Em equipes de até 5 (cinco) integrantes, os participantes competirão para conquistar os prêmios do desafio. Os campeões poderão faturar desde tablets a outros prêmios super maneiros.