Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saúde mental na escola

DIGPE promove encontro para servidores relacionado à saúde mental na escola

Aconteceu nesta quarta-feira (24), e foram tratados assuntos como autoconhecimento, saúde mental na escola e rede de cuidados.

Publicada em 25/04/2019 Atualizada há 1 ano

Psicólogo Cássio Martins e psicóloga Izabelle Primo

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) promoveu, nesta quarta-feira (24), um momento de diálogo sobre saúde mental na escola. O encontro, que faz parte do projeto “Criando uma Rede de Cuidados”, foi destinado aos servidores e colaboradores do IFRN/MO e teve como objetivo discutir autoconhecimento, saúde mental na escola, empatia e comunicação não violenta, distorções cognitivas e rede de cuidados.

Para tratar do assunto, foram convidados os profissionais de Psicologia Cássio Martins e Izabelle Primo. Segundo o psicólogo Cássio Martins, a estimulação dessa rede cuidados é fundamental na sociedade contemporânea, visto que os casos de transtornos mentais estão cada vez mais presentes. “Estamos passando em cada Campi, chamando a atenção de cada servidor para que todos possam entender que podem participar e atuar nessas situações de cuidar da saúde mental. Desde uma intervenção mais simples, de visualizar e pedir ajuda, até uma intervenção mais complexa, que seria participar dessa rede de cuidados junto com instituições que a gente encontra no município”.

A psicóloga Izabelle Primo reforça que essa união em busca de zelar pela saúde mental da comunidade escolar em geral é uma questão coletiva. “Muitas vezes, é pensada como uma situação só do psicólogo, dos profissionais de saúde, mas a proposta é justamente essa de dizer que é uma questão de todos, enquanto comunidade educativa, enquanto seres humanos e que cada um tem sua importância dentro dessa rede de auxílio”.

Outro ponto também abordado pelo encontro foi o autoconhecimento. Izabelle nos esclarece que, para cuidar do outro, precisamos entender primeiramente a nós mesmos. “A gente começa nos perguntando ‘como estou?’, ‘quem sou eu?’ e, a partir disso, chegar no outro”. Cássio Martins finaliza afirmando que a mobilização é uma semente que está sendo plantada, a fim de fazer com que todos se sintam participantes e motivados quando se depararem com tais situações.

O projeto conta com oito psicólogos que estão realizando atividades nos diversos Campi do IFRN. A demanda para trazer tais assuntos à tona surgiu a partir de questões como o elevado número de afastamento por motivo de saúde relacionados a transtornos mentais e comportamentais, bem como a alta incidência entre os alunos de comportamentos relacionados ao sofrimento mental. O resultado que se espera é o desenvolvimento de um “olhar” mais sensível sobre tais questões por meio do compartilhamento de conhecimentos.

O segundo encontro acontecerá dia 08 de maio e contará com uma oficina prática.

 

Por Greyce Veneranda