DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Dia Mundial do Meio Ambiente e a importância dos projetos de extensão desenvolvidos pelo curso de Gestão Ambiental

05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o nosso curso de Gestão Ambiental desenvolve projetos que visam cuidar de questões socioambientais

Publicada em 05/06/2019 Atualizada há 1 ano

A data comemorativa foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente / Foto: Jozamar Oliveira

O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 05 de junho, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A data tem como objetivo exaltar a importância da natureza, alertar ao mundo todo para a proteção dos ecossistemas, a recuperação e preservação das espécies e a perpetuação da vida, inclusive, da humana.

Diante do crescente quadro de instabilidade ecológica e dos desafios ambientais proporcionados ao longo dos anos, se faz necessário a capacitação de profissionais que auxiliarão no desenvolvimento de ações fomentadoras as questões socioambientais. É nesse contexto que surge em 2012 o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

SOBRE O CURSO

Dentre os objetivos da formação estão o preparo de profissionais para gerenciar sistemas de gestão, planos de resíduos, licenciamentos e processos de certificações nas mais diversas áreas produtivas. O profissional formado por nossa instituição é capaz de processar informações, aguçar o senso crítico e de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania.

AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO

Além de ensino, nosso curso tem desenvolvido diversas atividades de estudo e extensão que propiciam inúmeras práticas aos discentes, bem como benefícios a comunidades próximas.

“Projeto Integrador I” e “Projeto Integrador II”

As disciplinas “Projeto Integrador I” e “Projeto Integrador II” buscam trabalhar demandas na área ambiental trazidas pela comunidade ou município vizinho. Neste ano, estamos desenvolvendo, por meio do Projeto Integrador, práticas de Educação Ambiental em escolas da Vila Paraná no município de Serra do Mel-RN sob a orientação da professora Dra. Anna Jacinta Dantas de Medeiros.

“Gerenciamento de resíduos sólidos: sob o olhar da educação ambiental na comunidade de Passagem de Pedra”

Esta iniciativa objetiva mobilizar ações de educação ambiental no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos, junto à Escola Municipal José Bernardo, da comunidade de Passagem de Pedra, localizada na zona rural do município de Mossoró/RN, estimulando a formação de novos hábitos em relação à utilização e descarte dos resíduos sólidos, por parte da sua comunidade acadêmica - servidores, alunos e pais, assim como a população local. Além disso, o projeto abraça alunos, não apenas do curso de Gestão Ambiental, mas também dos cursos técnicos em Saneamento e Edificações sob a orientação das professoras MSc. Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro, MSc. Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos Leite e MSc. Sandra Renuzia de Pontes.

Projeto de sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis

Os professores Dra. Fernanda Lima Cavalcante e Dr. Jerônimo Andrade Filho também desenvolvem um projeto de pesquisa juntamente com estudantes do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental e do Curso Técnico em Saneamento. O objetivo é de realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica referente à proposta de implantação de um sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis para o próprio Campus Mossoró.

Atividade de extensão “Serviços Ambientais”

Desenvolvido sob orientação das professoras Dra. Anna Jacinta, Dra. Juliana Ibiapina e Dra. Fernanda Cavalcante, o trabalho visa atender a demanda da comunidade por serviços de análises de água, treinamentos sobre a implantação e funcionamento da coleta seletiva e reaproveitamento do óleo de cozinha. Os alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Técnico em Saneamento também participam ativamente.

A IMPORTÂNCIA DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A data 05 de junho existe para lembrar aos habitantes do planeta que todos os dias o meio ambiente deve ser comemorado, lembrado, valorizado, respeitado e preservado. É uma reflexão que deve moldar os hábitos, as ações, os pensamentos. A conscientização sobre a importância do meio ambiente é muito mais do que uma atitude, é uma escolha de vida que tem como finalidade a preservação da vida, desta e das futuras.

Por Greyce Kelly