Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Palestras

Pedagoga Macléia Queiroz é convidada para palestrar em Semanas Pedagógicas

“Não podemos enxergar somente as dificuldades, temos tantos fatores positivos e avanços educacionais para relatarmos. Por isso, precisamos acreditar que tudo vai dar certo", orienta a palestrante.

Publicada em 27/02/2015 Atualizada há 1 ano

A pedagoga do IFRN – Campus Mossoró, Marcléia Queiroz, contribuiu, nesta semana, por meio de palestras, com as Semanas Pedagógicas do município de Caiçara do Norte e a da Escola Estadual Antônio de Souza Machado. Com mais de 20 anos de experiência na área educacional e um respeitado currículo, a profissional somou conhecimento juntamente com os docentes participantes dos encontros pedagógicos citados acima. Certamente, foi um momento de interação que ao final quem vai sair ganhando serão os estudantes dessas Unidades de Ensino.

A primeira palestra ministrada pela pedagoga foi a do município de Caiçara do Norte, da qual participaram do encontro cerca de 80 profissionais. O tema central foi relacionado à autoestima e a sua respectiva influência no meio educacional. “Não sou palestrante nem conferencista, sou uma professora que acredita na educação, apesar das dificuldades que enfrentamos diariamente continuo acreditando na educação como um eficaz instrumento de transformação social”, relata Marcléia Queiroz.

A segunda palestra foi realizada na Escola Estadual Antônio de Souza Machado, em Mossoró. O tema proferido por Marcléia foi sobre a ‘Motivação dirigida aos docentes’. Pois, de acordo com a direção da escola, “a motivação de nossos professores é um dos elementos para uma prática pedagógica que possa atingir os objetivos de todos”. Participaram do evento cerca de 20 docentes.

Para a pedagoga, as expectativas das duas palestras foram atingidas porque os envolvidos nas Semanas Pedagógicas se mostraram ativos, curtindo cada momento. “Nós víamos a apreciação no rosto de cada um dos docentes e gestores presentes, senti que eles estavam satisfeitos com as temáticas abordadas. Gostei bastante das experiências, as discussões foram bem debatidas e aproveitadas, fui muito bem recepcionada nos dois lugares, agradeço aos organizadores pelas oportunidades que me foram concedidas”, frisa.

Em síntese, a pedagoga foi levar palavras de apoio e de motivação aos professores, juntos eles retrataram questões sobre autoestima, aproveitando para fazerem um trabalho reflexivo, objetivando proporcionar um momento de análise referente ao atual papel da educação no Brasil. “Não podemos enxergar somente as dificuldades, temos tantos fatores positivos e avanços educacionais para relatarmos. Por isso, precisamos acreditar que tudo vai dar certo", orienta a palestrante.

 Marcléia Queiroz trabalha com muito amor, sempre com um largo sorriso no rosto, transmite seu vasto conhecimento com experiência, ousadia e determinação. Consciente do papel social que um educador desempenha na sociedade brasileira, ela faz a diferença por acreditar que a educação pode, sim, mudar a realidade dos que são afetados e discriminados pela diferença de classes, fatores, ainda, tão reais no Brasil. “Deus tem me proporcionado oportunidades maravilhosas que eu soube aproveitar, lutando e buscando por cada uma delas alcancei os objetivos profissionais que eu quis. Por isso, sou muito feliz e realizada", revela.

 A pedagoga Marcléia Queiroz é uma eficiente profissional que há 20 anos ajuda a escrever a história da escola que forma profissionais-cidadãos, contribuindo assim para a formação de milhares de técnicos. “Trago uma bagagem lá das escolas particulares e da rede municipal também, considero a minha sala de aula um laboratório maravilhoso”, finaliza sorridente. Parabéns, pedagoga, por você exercer com excelência a profissão que abre portas e modifica caminhos pouco acreditados antes da formação acadêmica. Uma só pessoa não pode mudar a realidade de um país, mas pode influenciar por meio de suas ideias uma nação. Quem tem atitude faz história, e quem faz história sempre é lembrado.

#‎Amooquefaço#
#‎Acreditonaeducação#