Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cultura de Quinta

Cultura de Quinta anima e traz muitas apresentações artísticas para o Campus Mossoró

Evento é um projeto do Núcleo de Artes do IFRN/MO

Publicada em 03/09/2019 Atualizada há 12 meses

Nesta última quinta feira do mês de agosto (29), uma das atividades da programação foi uma roda de conversa com os professores de história do Campus

As últimas quintas-feiras de cada mês no Campus Mossoró são especiais. O Centro de Convivência fica movimentado e recheado de muita música, dança, poesia entre outras apresentações artísticas. Isso é devido ao projeto Cultura de Quinta, do Núcleo de Artes do IFRN/MO (Nuarte).

A recente edição do evento aconteceu no dia 29 de agosto. Durante os dois turnos – manhã e tarde – foram apresentadas declamações, roda de conversa com os professores de história do Campus e ainda, uma intervenção performática para apresentar o mais novo grupo artístico do Campus ligado ao Nuarte: o Núcleo de Poesia e Escrita (Nupe).

Início e desenvolvimento do projeto

O Cultura de Quinta originou-se em 2015 e tomou forma com a criação dos intervalos culturais no Centro de Convivência, com o Cinedebate e atividades artísticas culturais em geral. “Primeiramente, a intenção era de promover experiências estéticas e intervenções artísticas, mas tomou novas dimensões a partir de sua construção coletiva e da escolha de um tema norteador para cada encontro”, explica a professora Euza Raquel.

O Núcleo de Artes, equipe organizadora do evento, busca na maioria das vezes trazer produções culturais do IFRN para que o público interno e externo conheça e valorize os trabalhos artísticos desenvolvidos pelo Instituto. “Queremos proporcionar autonomia, empoderamento, criticidade e diálogo entre as produções artísticas ‘ifianas’, além de possibilitar o acesso da comunidade externa a estas produções artístico-culturais”, destaca a professora.  

Ao longo dos anos, diversos temas importantes e reflexivos para a sociedade foram abordados, dentre eles, a diversidade, a tolerância, o mundo trabalho, a consciência negra e meio ambiente. “Este ano, por exemplo, a gente falou sobre a cultura nordestina no São João do IF e a questão da mulher durante a semana lilás”, diz Euza.

“Também convidamos outras escolas de Mossoró para que possam trazer os estudantes e participem de oficinas, as quais geralmente são com temas relacionados aos últimos acontecimentos do período em que são realizadas, como, por exemplo, datas comemorativas e olimpíadas de conhecimento”, acrescenta.

O Núcleo de Artes

O Nuarte é uma iniciativa em conjunto com servidores (docentes e técnicos), estudantes e ex-alunos. O projeto abraça vários grupos artísticos como o Grupo Andaluz de Teatro, a Cia Passo com Passo, o Rabisco (grupo de desenho), o Coletivo Página 1, NUAV (Núcleo Áudio Visual), e o NUP (Núcleo de Poesia). A organização é dividida em assessorias (uma para cada linguagem artística) e coordenação geral (bolsistas e coordenadorias).