Comitê de Ética

Comissão do IFRN discute a implantação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

As reuniões ocorreram nos dias 23 e 24 de outubro.

Publicada em 24/10/2018 Atualizada há 1 ano

Foram realizadas, nestes dias 23 e 24 de outubro, reuniões para discutir a implantação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Participaram dessas atividades representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e do Comitê de Pesquisa da Instituição, além de professores e técnicos administrativos dos Campi Mossoró, Natal - Central, Natal - Cidade Alta, Natal - Zona Norte, Canguaretama, Santa Cruz, Pau dos Ferros e Lajes.

Durante a realização das reuniões, foi possível desenvolver um cronograma de trabalho para a criação do comitê, que será coordenado pelo professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pablo de Castro Santos, dando suporte a elaboração, montagem e funcionamento desse colegiado. O objetivo desse comitê é em atender as demandas de projetos de pesquisa, envolvendo seres humanos, para que sejam submetidos a análise e aprovação, averiguando se riscos e benefícios dos participantes estão dentro dos parâmetros estabelecidos. Atualmente, esses projetos são enviados para avaliação em outras instituições, como UERN e UFRN.

As pautas debatidas nas reuniões foram a organização, a estrutura e o funcionamento do Comitê, bem como as diretrizes e o planejamento para o trabalho da comissão do IFRN. Além disso, a atividade constituiu oportunidade de reunir os professores e técnicos da instituição, para que eles pudessem compreender as funções e a estrutura do CEP, quais as normas éticas vigentes no país e os documentos necessários para que os projetos sejam enviados e avaliados.

O professor Pablo destaca a importância da implantação do colegiado no Instituto: “O Comitê de Ética é muito importante porque garante a proteção, principalmente, da dignidade humana dos participantes da pesquisa. O IFRN é instituição grande, que já necessitava da elaboração desse comitê. A expectativa é que, em abril ou maio do próximo ano, ele já esteja em funcionamento”.