Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ciee - PALESTA

CIEE Realiza Palestra aos Alunos do Campus

A Palestra foi realizada ontem (3), às 14h30, no auditório do Campus pela supervisora da Unidade CIEE – Mossoró, Fernanda Lopes.

Publicada em 04/09/2014 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de orientar os alunos das turmas Subsequentes do Campus Mossoró, foi realizada ontem (3), às 14h30, no auditório do Campus uma palestra que prestava esclarecimentos sobre as possíveis dúvidas dos alunos em relação a busca de se conquistar uma vaga de estágio, já que estagiar é um dos requisitos obrigatório para a conclusão do curso no IFRN – Campus Mossoró. Os esclarecimentos foram explanados pela supervisora da Unidade CIEE – Mossoró, Fernanda Lopes.

“Esta é uma iniciativa dos Cursos Técnicos do IFRN, porque os Coordenadores dos cursos ministram a disciplina Seminários de Prática Profissional, e dentro da grade dessa disciplina existe a proposta de se convidar especialistas externos da área de estágio para ministrar palestras orientadoras em relação às várias dúvidas que surgem na hora do aluno se encaixar no perfil das vagas de estágios”, explica Wagner Lopes, Coordenador do Curso de Mecânica.

O CIEE tem como objetivo através dessas palestras passar informações sobre os programas de estágio e gerar nos alunos a devida expectativa de inserção no mercado de trabalho. “Os alunos estão aqui no IFRN se capacitando para conquistarem as oportunidades de empregos, então, o nosso intuito é aumentar as oportunidades e fomentar realmente o desejo neles de serem inseridos através do estágio nas diversas empresas”, enfoca a Supervisora do CIEE.

Iniciar a carreira profissional estagiando é uma forma do aluno começar a assimilar a teoria vista na sala de aula com a prática oferecida nos locais de trabalho, através do estágio. “Pois é, baseado no que os alunos estão vivenciando na Instituição de Ensino eles desenvolverão a prática. Certamente, essa experiência será muito proveitosa para todos eles, se faz necessário, acrescenta Fernanda Lopes.

O CIEE sempre realiza palestras nas Instituições de Ensino, “várias vezes eu já estive aqui no IFRN - Campus Mossoró ministrando apresentações tendo como foco primordial os estágios. Nós do CIEE temos uma parceria próxima e muito boa com esta escola, estando aqui nós nos sentimos em casa com os alunos, é um ambiente tranquilo que capacita bem os seus alunos. Quando eles concluem o curso saem daqui com um potencial muito grande. Por isso, a nossa parceria tem dado bastante certo, conclui Fernanda Lopes.

O aluno Maciel Victor, do Curso de Eletrotécnica, do 3º semestre explica que a palestra lhe trouxe esclarecimentos que ampliaram sua visão sobre o assunto estágio. “Eu não conhecia o CIEE e através desse seminário tomei conhecimento de várias oportunidades de estágios que podem ser conseguidos por meio dele. Foi muito positiva e gratificante a experiência vivenciada aqui, o CIEE faz um elo entre os estudantes e as empresas, isso é de suma importância para nós alunos, finaliza o estudante.

No dia 10 deste mês, a partir das 8h, no auditório do Campus essa mesma palestra será ministrada aos alunos dos Cursos técnicos Integrados.