Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

APROVAÇÃO

Campus tem 88 estudantes aprovados no SISU

Direção parabeniza alunos e servidores por esse resultado

Publicada em 03/02/2017 Atualizada há 1 ano

O IFRN/Campus Mossoró obteve significativo sucesso quanto ao desempenho dos alunos egressos e do último ano nessa última edição do SISU. O Sistema Unificado permite o ingresso dos estudantes em universidades públicas federais e estaduais de todo o Brasil, a partir de sua nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  

Na última edição, realizada no final do ano passado, para ingresso neste ano de 2017, o Campus Mossoró contabilizou, até o momento, 88 alunos aprovados em universidades do nosso estado, bem como em instituições renomadas em todo Brasil, com destaque para aprovações na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre outras. Além disso, também se obteve grande aprovação em universidades conhecidas da nossa região, como, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA).

Foram aprovados 06 estudantes no curso de Medicina, 16 no curso de Direito e, ainda, mais de 30 alunos para as engenharias, divididos em Ciências e Tecnologia e os que já iniciam diretamente em uma área específica da Engenharia. Além desses, os alunos optaram por diversos cursos de graduação, como, Administração, Pedagogia, História, Farmácia, Agronomia, Fisioterapia, Arquitetura, Psicologia, Odontologia, Biotecnologia, Dança, Tecnologia da Informação, Geografia, entre outros.

“Considerando que, nos terceiros anos de quase todas as escolas renomadas de Mossoró, incluindo a nossa, tem-se, em média, pouco mais de 100 alunos finalizando o ensino médio, o resultado alcançado é muito significativo e nos consolida como uma das instituições que mais aprovam no Sisu, na região do Oeste Potiguar. Esses números fortalecem ainda mais a imagem que a sociedade tem da nossa instituição. Tenho certeza de que os conhecimentos, princípios e valores repassados aos nossos estudantes lhes serão muito úteis ao longo de suas caminhadas profissionais e pessoais daqui em diante”, ressalta o Diretor-Geral em exercício, prof. Hélio Henrique Cunha Pinheiro.

Entre os aprovados está João Paulo da Silva Liberalino. O egresso de Edificações foi aprovado em 5º lugar para o curso de Medicina, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “Estou muito feliz com o resultado de anos de estudo, foi sempre um sonho e é muito bom poder realizá-lo logo ao concluir o ensino médio. Amo essa instituição, ela me ofereceu muitas portas para que eu pudesse chegar onde cheguei”, disse o futuro universitário.

Alguns conseguem escolher o que desejam cursar durante o aprendizado e as afinidades identificadas no ensino médio. “Foi no IFRN que desenvolvi o amor pela construção civil e foi o preparo da instituição que tornou possível essa conquista”, comentou Lara Costa, aprovada em Engenharia Civil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além de preparar os estudantes com o conhecimento necessário para a aprovação, o Instituto também desperta neles o sentimento humano e ético que se deve ter ao exercer uma profissão. “O IFRN contribuiu na escolha do meu curso. Ao participar da Olimpíada de História do Brasil, percebi o quanto sou de humanas e o quanto a área jurídica do nosso país precisa de pessoas mais humanizadas, éticas e dipostas a respeitar o direito do próximo, sem qualquer tipo de preconceito”, explica Bárbara Letícia, aprovada em 2º lugar para o curso de Direito, na Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA).

“Sentimo-nos honrados com essa grande quantidade de aprovações, especialmente por não haver, aqui, nenhum programa preparatório para o ENEM. Todo o aprendizado dos estudantes, ao longo de 04 anos, ocorre a partir de fundamentações teóricas e práticas muito aprofundadas, dentro das concepções político-pedagógicas institucionais, realizadas com muito zelo e afinco pelos nossos professores. Esse resultado é fruto do trabalho de todos os servidores e estudantes que fazem o IFRN/Campus Mossoró”, conclui o prof. Hélio. 

sisu enem