Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Outubro rosa

Campus realiza dia de ações educativas referentes ao outubro rosa

Durante todo o dia foram realizadas ações educativas e culturais

Publicada em 25/10/2016 Atualizada há 1 ano

O IFRN/Campus Mossoró realizou durante o dia de hoje (25) várias ações educativas e culturais referentes ao outubro rosa. Este mês, é dedicado ao combate, prevenção e esclarecimento da doença em todo o Brasil. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

O câncer de mama também acomete homens, no entanto é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Assim, o dia de hoje foi marcado por ações educativas e culturais, no sentido de alertar sobre a prevenção da doença. Logo pela manhã foi realizado um intervalo cultural com o grupo ‘PassoComPasso’ e o ‘coletivo Poesia Viva’, ambos deste Campus.  

O grupo ‘PassoComPasso’ fez uma coreografia abordando a temática, enquanto o ‘coletivo Poesia Viva’ recitou um cordel sobre a prevenção do câncer de mama. No período da tarde foram exibidos curtas educativos, sobre a prevenção do câncer de mama e, ainda, foi realizada uma roda de diálogo com o Dr. Rafael Fernandes, que é médico da família e professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Todas essas ações foram realizadas pelo Núcleo de Artes do IFRN/Campus Mossoró (NUARTE), com o apoio do Setor de Saúde, Cine Debate e Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros.