NEABI-IFRN/MO

Campus promove Semana de Educação para as relações étnico-raciais e dia da consciência negra

A ser realizada pelo Campus, no auditório, de 27 a 28 de novembro do ano vigente.

Publicada em 26/11/2015 Atualizada há 12 meses

Semana de Educação para as relações étnico-raciais e dia da consciência negra a ser realizada pelo IFRN – Campus Mossoró, no auditório, de 27 a 28 de novembro do ano vigente. Confira a programação completa do evento AQUI.

O objetivo do evento é debater questões referentes à educação para relações étnico-raciais em referência ao dia da consciência negra, conforme as leis nº 10.639/03 e nº 12.519/11 que instituem o ensino de História da África e Afro-Brasileira nas escolas e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, respectivamente.

Pois a diversidade cultural e étnica é um dos valores que ainda precisam ser profundamente discutidos e reafirmados no mundo contemporâneo, dado o problema ainda pertinente quanto à inserção do negro na sociedade brasileira, sendo, portanto, sua discussão um tema obrigatório em ambientes de formação integral. Ainda há inúmeras questões a serem analisadas quanto às políticas afirmativas como enfrentamento ao racismo nos espaços educacionais, mesmo depois da obrigatoriedade de se discutir e estudar nos ambientes acadêmicos e se incluir nos currículos escolares temas voltados para a educação das relações étnicos raciais. Isto justifica o núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas promover na semana da consciência negra momentos de reflexão sobre essa realidade.